Prefeitura promove mais uma reunião da Mesa de Negociação do SUS

Saúde
25/02/2019 17h54

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou mais uma reunião da Mesa de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação aconteceu nesta segunda-feira, 25, no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos, com representantes da gestão e dos sindicatos dos trabalhadores das áreas da Saúde.

Para o secretário adjunto da Saúde de Aracaju, Carlos Noronha, a PMA está firmando o compromisso com os sindicatos. "Eles trouxeram muitos pontos interessantes da parte dos processos de trabalho. Hoje o foco da discussão maior foi sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), e na próxima reunião ficamos de trazer a devolutiva sobre os valores, as divisões e a nova formatação da lei para que possamos contemplar os trabalhadores, a gestão e a melhora da Atenção Básica", enfatizou.

A coordenadora geral do Sindicato de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição do Estado de Sergipe (Sindinutrise), Mychelyne Guerreiro, disse que estas reuniões são de extrema importância, porque é o momento em que se tenta negociar as melhorias de trabalho. "Acreditamos que, a partir das discussões das pautas que trazemos para a Mesa, a gestão se sensibilize e se some para alcançar as melhorias para o SUS, tanto para a assistência da população como para a melhoria das condições de trabalho", opinou.

Pelo Regimento, a Mesa de Negociação Permanente do SUS de Aracaju deve acontecer a cada dois meses, e é dividida entre a banca gestora e a banca sindical. A primeira reunião aconteceu em 17 de setembro. O coordenador da banca gestora é o secretário adjunto, Carlos Noronha, e a coordenadora da banca sindical é a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales, que foi substituída nesta reunião pela vice-presidente do Seese, Gabriela de Carvalho.

Participação

Participaram desta reunião, além dos representantes da SMS, do Seese e do Sindinutrise, os membros dos seguintes sindicatos: dos agentes comunitários de saúde e de endemias (Sacema), dos odontólogos (Sinodonto), dos assistentes sociais (Sindasse), dos farmacêuticos (Sindifarma), dos psicólogos (Sindpsi), dos médicos (Sindimed), dos auxiliares e técnicos de laboratórios (Sintelab) e dos auxiliares e técnicos de enfermagem (Sintama) e o representante dos fonoaudiólogos.