Empenho da administração garante melhor atendimento às áreas verdes da cidade

Serviços Urbanos
27/02/2019 15h53

A Prefeitura de Aracaju estende e dinamiza o serviço de irrigação, realizado em praças, avenidas e canteiros da capital, graças à ampliação do número de caminhões-pipa. Em dezembro de 2016,  ainda durante a administração passada, havia sete veículos desse tipo; nesta gestão, o número chega a 17, possibilitando, mensalmente, a condução de 12.825 m³ de água, por meio de 1.275 carradas. A água que serve à irrigação, não própria para consumo humano, é oriunda de poços artesianos localizados no Bairro Industrial, bairros Pereira Lobo, Siqueira Campos e Centro. 

Com a nova estrutura disponibilizada para a Coordenadoria de Irrigação, além de ampliar o cronograma de atendimento, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) pode idealizar e executar ações de recuperação de pontos de descarte irregular. Inédita no âmbito da administração municipal, a simples iniciativa, que conta com a parceria de outra coordenadoria, a de Paisagismo, atende ao que orienta o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e tem repercutido positivamente nos diversos segmentos da sociedade. 

O diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, disse que as coordenadorias de Irrigação e de Paisagismo, ambas integrantes da Gerência de Áreas Verdes, geralmente trabalham juntas, o que garante mais eficiência no monitoramento dos jardins e canteiros, especialmente neste período de temperaturas elevadas. "O trabalho é desenvolvido para contribuir com o projeto do prefeito Edvaldo Nogueira que objetiva, principalmente, levar qualidade de vida à população de Aracaju", ressaltou o diretor.

Há 20 anos lotado no setor de Irrigação, o atual coordenador do serviço, Anderson Teles, enfatizou o apoio da atual gestão na dinamização dos serviços. De acordo com o coordenador, este apoio tem ocasionado celeridade e empenho nas atividades destinadas às áreas verdes e à desinfecção de  mercados, Ponte do Imperador, coretos, travessas, caixas coletoras e em espaços que sediam eventos promovidos ou apoiados pela administração municipal. 

Anderson informou, ainda, que o atendimento da Coordenadoria de Irrigação está direcionado à conservação e revitalização de 21 avenidas, 26 praças, 31 canteiros, além de 23 áreas que passam pela desinfecção. "Essa semana estamos em diversos pontos, dentre eles, os bairros Aeroporto, Centro, Coroa do Meio, Farolândia, Inácio Barbosa, Jardins, Grageru, Ponto Novo, Salgado Filho, Santa Maria e São José", completou o coordenador.