População aprova qualidade dos atendimentos na Pediatria do Fernando Franco

Saúde
07/03/2019 17h42

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), possibilitou, após a recomposição das escalas médicas, a desinterdição do setor Pediátrico do Hospital de Pequeno Porte (HPP) Des. Fernando Franco. O serviço voltou a funcionar na última segunda-feira, 4, e, desde então, já foram realizados 195 atendimentos infantis, 40 somente nesta quinta-feira, 7.

"Após um intenso trabalho de recomposição das escalas médicas, o serviço de pediatria finalmente está disponível para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. Além dele, a gestão municipal garantiu a abertura do setor clínico e a criação do setor ortopédico, que antes era ofertado apenas na UPA Nestor Piva", explicou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

De acordo com a coordenadora administrativa do HPP, Josineide Oliveira, o serviço já está sendo bem procurado desde a desinterdição. "À medida que as pessoas começam a ter conhecimento, o movimento vai crescendo. Abrimos o atendimento na segunda-feira de Carnaval, por volta do meio-dia, e fizemos 19 atendimentos. Ontem tivemos mais de 50, e hoje acredito que haja um maior número", informou.

Aprovação

O serviço dispõe de três médicos pediatras por plantão e um médico diarista que faz a avaliação das crianças internadas. "Neste momento  estamos com dez crianças internadas e há outras no setor de Observação", completou Josineide.

A dona de casa Thalita Lima Santos, mãe de três crianças que ficaram resfriadas, soube da volta do serviço pediátrico do Fernando Franco e levou os filhos para serem consultados. "Fiquei muito feliz por ter retornado o serviço, pois não sabia para onde levar os meus três filhos. Eles estão febris, corizando e com algum problema nos olhos. Trouxe-os para cá e o atendimento foi muito rápido, eles já foram medicados e estão em observação. Nós fomos muito bem tratados", ressaltou.

Amanda de Souza Almeida, mãe de Antony, 2, levou o filho desde a última terça-feira, 5, para ser atendido. "Meu filho está com umas bolhas e manchas no corpo, pensei que fosse sarampo, mas esta hipótese já foi descartada. A médica disse que é um tipo de virose, então ele está internado para tomar a medicação na veia e para fazer exames que confirmem o diagnóstico. Ainda bem que reabriu a Pediatria daqui porque não tinha para onde levar o meu filho doente", disse.