Semed recebe representantes do sindicato dos professores

Educação
07/03/2019 20h42

No final da tarde desta quinta-feira, dia 7, a secretária da Educação de Aracaju, professora Maria Cecília Tavares Leite, recebeu representantes do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) no gabinete. Os diretores entregaram à secretária a pauta de reivindicações 2019 da categoria. A reunião foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Gestão de Pessoal (DGP), Jeilson Santos de Assunção, e pela coordenadora de Ensino Fundamental (Coef), professora Ana Débora Lima e França.

Entre os pontos debatidos pelos representantes do sindicato na Secretaria Municipal da Educação (Semed) estavam a questão da aplicação do reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) 2019, cujo índice, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), ficou em 4,17%. A secretária ouviu a solicitação e informou que a Prefeitura de Aracaju tem feito todos os esforços para manter o pagamento dos professores, e demais servidores do município, em dia. Além disso, os direitos e vantagens previstas no estatuto e no plano de cargos e carreiras dos professores (como licença para curso, licença para especial, licença para interesse particular e progressão por nova habilitação (titulação para novos professores) têm sido cumpridos rigorosamente.

Sobre a aplicação da correção do índice este ano, a secretária deu uma boa notícia: o prefeito deve anunciar, nas próximas semanas, um reajuste salarial para todas as categorias.

Na reunião também foram debatidos os temas: estruturação das horas de estudo (espaço físico e formato); regularização do funcionamento dos serviços como portaria, vigilância, merendeira, limpeza e administrativo; implantação de ações de combate à violência nas escolas; oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da discussão, com as escolas, de uma nova proposta pedagógica; programa de prevenção a problemas de saúde dos educadores (mental, voz, físico); recuperação das estruturas físicas das escolas (inclusive, a secretária deu informes sobre a licitação das obras do Anísio Teixeira, Dom Távora e Carvalho Neto) e tramitação de processos internos.

Para a secretária Maria Cecília, esta primeira reunião do ano foi positiva. “Vamos manter uma comunicação transparente com o Sindicato, pois acreditamos que é possível, através do diálogo, buscar soluções para os desafios que a Educação enfrenta”, ponderou. Pela entidade, participaram da reunião o presidente, o professor Adelmo Menezes Santos; a vice-presidente, professora Maria Magna Araújo e a secretária-geral, professora Wilza Alves.