Prefeitura promove atividades sobre Saúde bucal com alunos do bairro Luzia

Saúde
11/03/2019 18h10

Sensibilizar a população para os cuidados em higiene bucal é uma das missões do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), e executado pelas Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed). Neste sentido, foi realizada, nesta segunda-feira, 11, uma ação sobre saúde bucal na infância com as crianças da Creche Lar de Zizi, localizada no bairro Luzia. Durante a atividade, acadêmicos da Universidade Tiradentes (Unit), ensinaram importantes cuidados com a finalidade de contribuir para a formação integral de crianças.

As crianças com idade de cinco anos participaram de uma escovação supervisionada pelos acadêmicos. "Além de ensinar a forma correta de escovar os dentes, esta atividade é uma junção ótima, pois reforça os temas que trabalhamos em sala de aula. Por isso, trouxemos os alunos de Odontologia, para que pudessem ter a vivência da saúde na creche. Os estudantes saem da universidade e vêm para o campo visualizar uma prática que os dentistas fazem dentro das unidades e nas escolas também", relatou a professora do curso de Odontologia da Unit, Jamille Alves.

Conhecimento que o universitário Ives Fabrício Vieira levará para sua vida profissional. "Estas ações beneficiam não apenas nossos futuros profissionais, mas a vida das crianças atendidas, que estão em fase de crescimento e precisam de auxílio e informações sobre odontologia", reconheceu.

A estudante Érica Valeska Dantas destacou a importância da atividade. "As mudanças de hábito precisam ser orientadas, desde cedo, com as crianças e nós estamos aqui colocando em prática todo aprendizado da sala de aula", disse.

A coordenadora pedagógica do Lar de Zizi, Maria Ivanilde Siqueira, reconheceu que é muito importante esta iniciativa do PSE, que busca políticas públicas mais integrativas. "Este programa é muito importante porque a comunidade que frequenta a nossa creche é carente, inclusive de informações. Com estas ações, as crianças já vão aprendendo sobre a saúde desde cedo e passam os ensinamentos para as próprias famílias", ressaltou.

Participação familiar

A coordenadora do PSE na SMS, Aline Guimarães Vieira, relata que o PSE é um programa desenvolvido de forma intersetorial. Os eixos do programa contribuem para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção de doenças, agravos e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

"Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marx de Carvalho começaram desenvolvendo atividades com os pais das crianças, antes de iniciar as ações de hoje. Nossos técnicos apresentaram o PSE e falaram como seriam as atividades com as crianças", esclareceu Aline.