Ensino infantil: novos alunos passam por adaptação em creche da rede

Educação
11/03/2019 15h31

O primeiro dia de aula é um marco na vida de qualquer criança, bem como das suas famílias, e a rede pública de ensino da Prefeitura Aracaju vê esse momento com carinho. Exemplo disso pode ser constatado na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro Olaria. Durante esta semana e a próxima, a unidade está promovendo a adaptação de 50 alunos, na faixa etária dos dois anos de idade, de duas turmas do ensino infantil. Atualmente, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) mantém 26 unidades que ofertam Educação Infantil (creche atendendo crianças de até 3 anos e 11 meses, em tempo integral).

De acordo com a diretora da Dom Avelar, a professora Karine Melo Sales, o processo de adaptação requer paciência e carinho. “Não é incomum acalentar crianças que choram. Para elas, esse é um universo novo, longe do mundo familiar. Por isso decidimos, em nossa escola, fazer o atendimento parcial durante duas semanas – das 7h ao meio-dia – e passar a atender o dia inteiro a partir do dia 25 de março”, explicou. No tempo em que permanecem na escola, as crianças são incentivadas a participar de diversas vivências lúdicas. Assistem a programas no ‘Cineminha’, aprendem músicas, conhecem o espaço físico e os brinquedos. “Eles exploram o prédio e descobrem que é um local seguro, onde poderão compartilhar coisas novas”, complementa Karine.

A pedagoga Gláucia Bomfim Barbosa Barreto, que atua na Coordenadoria de Gestão Educacional (Coged) da Semed, avaliou a importância do período de adaptação na creche. “É natural que na primeira semana da adaptação da criança na creche ainda haja bastante choro. Embora cada indivíduo seja e sinta de forma diferente diante o início do período escolar. E, para facilitar essa conquista de adaptação e minimizar as tensões dos pais e dos filhos, é sempre importante seguir algumas orientações. Entre elas, lembrar que o período de adaptação varia, às vezes, entre crianças da mesma família; saber que os pais devem tentar evitar passar a ansiedade que sentem para seus filhos, pois uma boa adaptação também depende da atitude dos pais. É preciso que os adultos passem segurança, além de confiar na equipe da escola”, afirma.

“A nossa preocupação, no início de cada ano letivo, é manter as nossas equipes treinadas para receber com tranquilidade as crianças e suas famílias, em um ambiente que transmita segurança e estimule o aprendizado desde cedo”, destaca a secretária municipal da Educação, professora Maria Cecília Tavares Leite. A secretária destacou, também, que a Coordenação de Educação Infantil (Coeinf) está promovendo, ao longo desta semana, uma nova edição de formação para cuidadores de crianças em creche. “Estamos investindo constantemente na elaboração de uma visão acolhedora de nossas crianças nas escolas da rede municipal de Aracaju”, garantiu.