Mudança de sede da Fundat gera economia para a Prefeitura de Aracaju

Formação para o Trabalho
12/03/2019 10h55

A Prefeitura de Aracaju se preocupa em aliar a boa prestação de serviços à população com a máxima economia possível, com o intuito de otimizar, cada vez mais, o trabalho executado em prol dos cidadãos. Um bom exemplo disso foi a recente mudança de prédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que, desde o último dia 25, passou a funcionar no calçadão da rua João Pessoa, 127, no Centro da cidade, no antigo prédio da Delegacia Regional do Trabalho, cedido gratuitamente pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Sergipe (SRT/SE), graças a uma parceria firmada entre os órgãos.

A mudança simboliza não só uma grande economia aos cofres públicos - tendo em vista que a Fundat funcionava em um prédio alugado há mais de 15 anos -, mas também resultou na melhoria do atendimento e facilitou o acesso da população aos serviços prestados, em virtude da nova localização.

Segundo o presidente interino da Fundat, Jorge Araujo Filho, a mudança para o novo endereço foi muito bem planejada e se deu através da influência de alguns fatores fundamentais, entre os quais a busca pelo melhor atendimento ao cidadão teve destaque. "Estamos em uma localização muito melhor, bem no centro comercial de Aracaju, fazendo com que estejamos ainda mais perto da população que necessita dos nossos serviços. Com isso, promovemos a redução de custos, medida proposta pelo prefeito Edvaldo Nogueira no Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, gerando, assim, uma economia de aproximadamente R$ 165 mil por ano, e mais de R$ 1.650.000 durante os dez anos de vigência de uso do prédio", explicou.

Aprovação

Aline Ferreira, de 33 anos, está à procura de emprego há algum tempo e encontrou na Fundat uma oportunidade de estar mais perto de alcançar seu objetivo. "Já tinha procurado a Fundat no prédio antigo e achei que aqui ficou mais perto, mais confortável. Achei que melhorou até para o atendimento, com mais espaço. Dá até mais esperança pra quem está procurando um trabalho, o bom atendimento deixa a pessoa mais motivada, mais confiante", contou.

Assim como Aline, Ricardo Gama, de 32 anos, ressaltou a importância da localização mais acessível à população. "Vim tirar a segunda via da carteira de trabalho e achei a estrutura boa, o ambiente é legal, confortável, e o atendimento foi rápido. A movimentação no comércio é bem grande e facilita pra quem vem fazer outra coisa por perto, que já pode aproveitar e fazer o que for necessário aqui", disse.

Serviços

A Fundat tem como uma de suas principais atribuições a qualificação profissional, realizada através de cursos gratuitos ofertados periodicamente nas oito Unidades de Qualificação Profissional (UQPs), espalhadas pelos bairros de Aracaju e em instituições e associações parceiras, situadas na capital.

A Fundação oferece ainda o serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e de intermediação de mão de obra, que engloba não apenas o cadastro de currículo no banco de dados da Fundat, como também a captação de vagas de emprego, por meio de parcerias com empresas privadas, resultando no encaminhamento da população para as entrevistas de trabalho.

Além disso, o setor de empreendedorismo cumpre um papel de auxiliador na formalização dos microempreendedores individuais (MEIs), oferecendo a eles todo o respaldo necessário para que os cidadãos sejam orientados sobre os benefícios de se formalizar e intermediando linhas de crédito especiais para os empreendedores com o apoio de instituições bancárias credenciadas pela Fundação.