Prefeitura promove atividades de combate à violência contra a mulher

Saúde
12/03/2019 16h51

Dando continuidade às comemorações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste mês de março, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira, 12 uma atividade na Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas.

A ação teve como objetivo reforçar o apelo contra a violência contra a mulher, e contou com a realização de palestras e exames voltados à saúde feminina. A técnica responsável pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) da SMS, Lidiane Gonçalves, foi uma das palestrantes e relatou que a ideia é promover debates e informações acerca de uma temática tão complexa e presente no dia a dia. 

“É preciso estimular a mulher, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), a denunciar as diversas formas de violência doméstica, como ameaças, danos morais, violência física, sexual e patrimonial, mostrando a usuária os sinais de um relacionamento abusivo, como agir e como denunciar”, explicou.

A assistente social da Unidade, Ana Paula Vilas Boas, também ressaltou a importância de realizar esse tipo de ação nas unidades de saúde. “A luta pelo fim da violência contra a mulher é uma constância, por isto promovemos este diálogo com os usuários e profissionais, buscando formas de auxiliar as mulheres vítimas de violência”, enfatizou.

População aprova

A usuária Ana Cristina de Jesus participou da atividade e demonstrou gratidão pelo apoio da rede e todos que fazem parte da UBS Geraldo Magela. “Eu sofri violência e eles me auxiliaram bastante, principalmente no apoio psicológico dos meus filhos, para que eles superassem o momento de dificuldade, transição e medo. Assim, todas estas informações são bastante válidas para quem sofre violência”, afirmou.

Dentre as atividades, foi ofertado para as usuárias o exame citopatológico, fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer de colo de útero, por exemplo. 

“A gente fica muito feliz em perceber que a população tem se preocupado cada vez mais com a saúde. Hoje, além das palestras, estamos fazendo a coleta do citopatológico do colo de útero, que será enviado para o laboratório, e assim que chegarem os resultados passaremos para as pacientes", relatou a enfermeira da UBS Geraldo Magela, Maria José dos Santos.

Para dona de casa Lidiane Araujo, que participou da ação e fez o exame, a iniciativa da UBS só vem ajudar ainda mais toda sua família. "Eu participo de tudo e é através destas ações, que coloco a minha saúde em dia", reconheceu.

Notificação

À tarde, foi realizada junto aos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vida, a atualização da Notificação de Violência. O intuito foi sensibilizar os profissionais quanto à importância da notificação compulsória, que é um instrumento público de diagnóstico e tem como objetivo principal ser um disparador de cuidado a essa mulher em situação de violência. 

Através desta notificação, é traçado o perfil epidemiológico desta cidadã, como o local e quem é o agressor, para ser pensado em uma estratégia de prevenção, pois é um problema de saúde pública e pode ter várias consequências, sejam elas físicas, ou psicológicas.