Prefeitura promove formação para cuidadoras da Educação Infantil

Educação
12/03/2019 16h07

Visando garantir a qualidade do serviço oferecido na rede municipal de Educação, a Prefeitura de Aracaju investe cada vez mais em formação continuada para seus profissionais. Durante esta semana, as cuidadoras que atuam nas escolas municipais de Educação Infantil, mantidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), passam por uma formação com o objetivo de aprimorar os trabalhos já realizados. Iniciada na última segunda-feira, 11, a formação seguirá até a próxima sexta-feira, 15, atendendo cerca de 340 profissionais.
 
O curso, com duração de oito horas, é comandado pela Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf) da Semed e acontece nos espaços das escolas municipais José Antônio da Costa Melo e Neuzice Barreto, no bairro Getúlio Vargas. Divididas entre quatro turmas, as profissionais veem na teoria e na prática formas de relacionamento com as crianças, com a escola e com a comunidade, além de entender o seu papel no que diz respeito ao desenvolvimento dos alunos.

“A infância é uma etapa da vida humana que requer a partilha de relações cuidadosas e permanentes. A formação continuada é condição extremamente necessária para que o cotidiano das nossas creches sejam favorecidos com práticas profissionais que contribuam para o desenvolvimento das crianças de forma cada vez mais qualificada”, afirma a coordenadora da Coeinf, Núbia Lira.

O curso retoma temas da formação passada, como 'a importância do brincar', e introduz novos temas. “Elas estão aqui para enriquecer o que já fazem e entender melhor quais são as suas funções na escola. Queremos despertar a reflexão de que não é só cuidar por cuidar, não é usar os brinquedos de qualquer jeito. É o comprometimento em zelar, em higienizar estes brinquedos, em criar uma rotina para que todas as crianças os utilizem”, explica a técnica da Coeinf, Coracy Shueller. A formação está sendo conduzida por 7 técnicas e duas estagiárias da coordenação.

A cuidadora Dênia Lima de Menezes, que trabalha atualmente na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Fernando José Guedes Fontes, no bairro América – e que também já atuou como voluntária na mesma escola -, conta que a formação contribui diretamente com a melhora no serviço. “Saio dessa formação mais preparada para trabalhar com crianças de qualquer idade. Essas formações são muito importantes porque lidamos diariamente com vidas tão pequenas, que precisam muito da gente. E é uma eterna troca de aprendizado, eles aprendem com a gente e a gente aprende com eles”, conta.

“A formação tem o objetivo de apresentar as diretrizes e procedimentos para os cuidados de crianças em creches, considerando a valorização da infância, destacando a importância dos cuidadores na promoção da autonomia das crianças. O curso apresenta vários procedimentos para ensiná-las a dialogar com as crianças e a incentivá-las a desenvolver a autonomia e autoconfiança”, conclui Núbia Lira.