Empenho da gestão municipal garante eficiência na limpeza de canais com difícil acesso

Serviços Urbanos
14/03/2019 11h21


A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), se empenha em ações que garantem o bem-estar dos aracajuanos. No quesito limpeza de canais, esse esforço diário assegura a eficiência do serviço, mesmo para aquelas áreas que exigem um trabalho mais minucioso devido à dificuldade de acesso das equipes, bem como a complexidade da operação.

A existência de habitações construídas as margens de alguns canais dificulta a instalação do maquinário para a limpeza pelo método de barragem. É o caso dos que ficam situados na avenida Filadelfo Dórea e na rua Dr. Thales Ferraz, no Bairro Industrial. Em alguns trechos, a proximidade dos muros das construções chega a impedir a fixação dos equipamentos. Para não comprometer a retirada dos resíduos, a limpeza passa a ser executada manualmente. Assim também acontece com a limpeza no loteamento Copacabana, no bairro Japãozinho. Por conta da dificuldade do acesso da máquina retroescavadeira, a limpeza do canal, geralmente, precisa passar por novo planejamento.

Por conta dessas dificuldades, os técnicos da Diretoria de Operações da Emsurb levam em consideração alguns fatores para a escolha da metodologia a ser adotada nas ações de limpeza, dentre esses, instabilidade do terreno das margens, vegetação densa e relevo acidentado que, além de dificultarem o acesso das máquinas, podem oferecer riscos à segurança dos trabalhadores. 

"Há situações em que o terreno por onde o canal passa é particular e a empresa só executa a ação após autorização do proprietário. O mesmo ocorre quando a área está sob a responsabilidade de órgãos ambientais, devido à presença de vegetação de mangue, a exemplo dos canais do conjunto JK e Santa Lúcia, na Jabotiana", explicou o coordenador de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário, Vinícius Almeida.

O diretor de Operações, Bruno Moraes, disse que as equipes são orientadas a desempenhar, de maneira satisfatória e preventiva, os serviços de desobstrução dos canais com o objetivo de promover o escoamento das águas pluviais, evitando, assim, situações de alagamentos. "Esse trabalho atende ao que orienta o Planejamento Estratégico da administração, idealizado para transformar Aracaju numa cidade mais humana e com qualidade de vida para os cidadãos”, completou Bruno.

Métodos

A empresa municipal realiza a retirada dos resíduos dos canais por intermédio de três métodos distintos: manual, mecanizado e por barragem móvel, podendo, de acordo com a necessidade de cada localidade, ser utilizado mais de um deles.