Parceria entre Fundat e Sejesp possibilita contratação de jovens para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
22/03/2019 11h41

A oportunidade de ser contratado antes de concluir o ensino médio abriu o leque de perspectivas de Luan Bispo. "Acabei de começar na empresa e já estou aprendendo muita coisa, até mesmo sobre o que quero estudar depois", contou. O jovem, que foi selecionado como jovem aprendiz na empresa Viação Atalaia através do Projeto Juventude Forte, promovido pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), no bairro Bugio, foi mais um dos beneficiados com o trabalho que a Prefeitura Municipal de Aracaju vem cumprindo em prol da inserção de pessoas no mercado de trabalho.

Assim como Luan, o jovem Alan Patrick passou pelo processo seletivo da mesma empresa e também foi contratado. Para ele, o trabalho de intermédio da atual gestão foi crucial para que ele tivesse acesso às entrevistas e, em decorrência disso, ao emprego. "Fui ao evento só para participar mesmo, e até tirei uma brincadeira dizendo que uma das vagas disponíveis já era minha. Acabei conseguindo e achei uma iniciativa ótima. Os jovens estão precisando disso, até para incentivar os estudos. Agora, pretendo crescer na empresa cada vez mais, vou focar e me preparar", disse.                                                                                                                                  

De acordo com o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Márcio Rodrigo Oliveira, a parceria com empresas privadas da capital é importante para que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas com o encaminhamento aos processos seletivos. "A parceria com a Sejesp vem ofertando vagas pontuais para determinadas localidades e pessoas que participam da ação. É algo que só engrandece os serviços ofertados pelos órgãos e que favorece a população", afirmou.

Para o diretor de Políticas Públicas para a Juventude da Sejesp, Francisco Albuquerque, a ação partiu da necessidade de promover a integração intersetorial com outras secretarias, com o intuito de aproximar a população cada vez mais dos serviços ofertados pela Prefeitura de Aracaju. "Ficamos muito felizes em poder realmente levar pros jovens essa garantia de direitos e as oportunidades de ascensão social a partir do trabalho. Muitas vezes, os jovens não têm conhecimento de como funciona a questão institucional pública, nesse sentido, a gente quis aproximar a atual gestão municipal e a juventude com um atrativo maior, que são as vagas para jovem aprendiz", explanou.

Juventude forte

O Projeto Juventude Forte visa promover a integração dos órgãos municipais com a comunidade, através de ações que levam palestras, cultura e a seleção de jovem aprendiz à população. A ação, que faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e é promovida através da Sejesp, possibilita o acesso de jovens, principalmente de comunidades carentes, ao mercado de trabalho e às diversas informações relevantes acerca do âmbito profissional.

Além de contar com a parceria da Fundat, ofertando os serviços de orientação profissional e cadastro para o programa jovem aprendiz, o projeto também possui a parceria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), das secretarias municipais da Saúde, Educação, Fazenda, da Guarda Municipal, da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e o apoio da Secretaria de Estado do Esporte (SEEL).