Aracaju 164 anos: transformação e constante desenvolvimento marcam bairro 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2019 14h50

No começo era sonho, mas, aos poucos, virou realidade. O bairro que leva no nome a data do aniversário de Aracaju surgiu em junho de 2010 e se transformou ao longo dos anos. Quem olha para o 17 de Março nem de longe lembra como era o cenário. Ele foi criado na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, para oferecer condições dignas de moradia e beneficiar famílias que viviam em situação precária ou de risco.

O prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de relembrar como era a localidade. "Há oito anos, não passava de um grande terreno. Construímos as casas e criamos um novo bairro, para onde foram levadas 1.200 famílias. Comecei a realizar obras estruturantes, deixei ⅔ destas obras realizadas e dinheiro em caixa para a conclusão. Infelizmente, mesmo com os recursos garantidos, não andou por quatro anos. Ao retornar à Prefeitura, eu me comprometi a retomar as obras", contou o Edvaldo Nogueira.

O nome 17 de Março foi escolhido para marcar a nova era de progresso e crescimento da Zona de Expansão da capital.  "Antes de fazer o bairro, pensamos em casas, ruas e avenidas, canais, escolas, unidade de saúde e praças. Foi tudo planejado, pois eu vi naquela obra uma espécie de refundação de Aracaju, um investimento em uma região em expansão. Por isso, o novo bairro recebeu como nomenclatura a data de fundação da nossa cidade, uma justa e merecida homenagem", destacou o prefeito.

A região passou por várias mudanças e, atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conta com mais de 17 mil moradores. Gente simples e batalhadora, como a empresária Maritza Sanches Costa. Ela está no bairro desde que ele foi entregue. "Quando eu vim morar aqui, era um ajudando o outro. Com o tempo, as coisas foram melhorando. Só nós sabemos das dificuldades, do sofrimento e dos preconceitos que passamos. Graças a Deus, temos uma administração voltada para a dignidade e para o respeito ao ser humano", enfatizou a empresária.

No fim do ano passado, a gestão concluiu os serviços de drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário de 37 ruas e construiu um novo canal na região. A obra trouxe felicidade para os moradores, principalmente para o cobrador de ônibus Gilmar Santana. Ele mora no local há oito anos e acompanhou as transformações. "A infraestrutura do bairro melhorou bastante. Antes, tínhamos que nos deslocar por uma longa distância para chegar ao ponto de ônibus. Hoje, com a pavimentação das ruas, os ônibus entram aqui", contou.

Quem também está feliz com a transformação é a diarista Marilene Santos Soares. O progresso, segundo ela, chegou para a comunidade do 17 de Março.  "Antes, eu não deixava nem meus filhos brincarem na rua para não pegar uma doença no esgoto que passava na porta de casa. Hoje, a minha rua está maravilhosa, agora é asfaltada e tem saneamento básico. Estou muito feliz. Nem parece que moro no mesmo lugar", colocou. 

Avanços

Além da infraestrutura, a Prefeitura retomou outras obras iniciadas na gestão anterior de Edvaldo Nogueira, a exemplo da Escola de Ensino Infantil Dr. José Calumby Filho e a Escola de Ensino Fundamental José de Souza, inauguradas em 2017 e 2018, respectivamente.

O bairro também ganhou novos rumos a partir da implantação das políticas públicas de assistência social, através do Centro de Referencia da Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes, equipamento importante para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mariana Martins, também colabora para a garantia de uma melhor qualidade de vida, por meio de atividades físicas e pedagógicas.

Um dos projetos promovidos em parceria com a rede intersetorial é a ‘Academia dos Idosos', que busca promover saúde para idosos do bairro que são assistidos pelo Centro de Referência. A aposentada Maria Neílde dos Santos usufrui de vários serviços. "O que não falta é opção. Eu mesma estava doente, o médico pediu que eu fizesse exercícios físicos para melhorar a saúde. O que fiz? Vim atrás do Cras para saber se tinha alguma atividade que me ajudasse, e foi quando elas me encaminharam à Academia dos Idosos. Agora estou bem melhor", disse.

Futuro

O 17 de Março é um dos bairros que mais recebem investimentos da atual gestão. É esse compromisso com o povo aracajuano que faz Aracaju avançar e ,aos poucos, se tornar uma cidade mais humana, inteligente e criativa.  As ações não param e são constatadas pela comunidade.  No local, estão sendo feitas a complementação e a infraestrutura externa dos 16 blocos de apartamentos, que antes estavam entregues ao descaso.

A Prefeitura também trabalha para entregar a primeira Unidade Básica de Saúde do bairro. Essa obra é um dos desejos da comunidade desde a implantação do 17 de Março.  Em fase de conclusão, a UBS deve acabar definitivamente com o déficit de serviços básicos e as famílias não terão que se deslocar para outras unidades em busca de atendimento.  A localidade, futuramente, também ganhará uma maternidade. A ordem de serviço para a retomada da construção será dada no mês de abril, como parte das comemorações pelos 164 anos de Aracaju. 

Investimento 

No total, apenas no biênio 2017/2018, foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões, em recursos conveniados com o Governo Federal, que estão proporcionando mais cidadania e dignidade. Para a professora Gláucia de Jesus, garantir saúde e educação para uma comunidade como a do 17 de Março é algo a ser bastante comemorado. "Mesmo sendo um bairro bem mais recente é bom saber que as famílias que moram aqui têm acesso a educação gratuita e de qualidade, e, em breve, uma unidade médica que aparenta ser moderna e aconchegante. Esperamos usufruir em breve dos atendimentos e, assim, ter mais um serviço público", afirmou a moradora.