Prefeitura realiza ação preventiva contra riscos na Zona de Expansão

Defesa Social e Cidadania
16/03/2019 19h31

Na tarde deste sábado, 16, a Prefeitura Municipal de Aracaju promoveu, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, ação preventiva contra riscos, na Zona de Expansão. O evento, coordenado pela Defesa Civil de Aracaju, ocorreu na área verde do Conjunto Beira Mar I e teve como principal objetivo apresentar aos moradores da região o Plano de Evacuação da Comunidade (PEC/AIZEA). O evento contou também com o apoio do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) da Zona de Expansão e das empresas Petrobras, Nacional Gás e Rede Presidente, além do Teatro de Bonecos Mamulengo de Cheiroso.

Foram desenvolvidas palestras, atividades educativas e culturais, além de demonstrações sobre estratégias de atuação diante de riscos. Na ocasião, foi exibido vídeo explicativo sobre o PEC, com indicação de rotas de fuga e demais sinalizações já instaladas na região. O espetáculo “Cheiroso na Rota”, do Mamulengo de Cheiroso, também contribuiu, de forma lúdica, com a disseminação dos conhecimentos sobre o Plano. 

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a ação proporciona uma série de benefícios à comunidade da Zona de Expansão. “Neste ano, será realizado um simulado de campo, então esse encontro serve como um preparativo. Além disso, com esta iniciativa, nós promovemos, também, o fortalecimento do Nudec da Zona de Expansão e contamos com o trabalho da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), no local, que se somam às ações preventivas limpando canais e bueiros e promovendo a educação ambiental. Então, vemos que o trabalho integrado da Prefeitura de Aracaju traz não só a preservação do ambiente e a melhoria das condições do bairro, como também a preparação para o PEC, que será acionado em caso de emergência”, afirma o secretário.

Além de ser membro do Nudec da Zona de Expansão, a advogada Mônica Accioly é presidente da associação de moradores do Conjunto Beira Mar I. Ela considera de extrema importância que a comunidade entenda melhor de que forma atuar na prevenção de riscos. “Estamos em uma área considerada de risco, então é necessário que tenhamos um conhecimento prévio sobre o que fazer em caso de emergência. Às vezes, as pessoas pensam que isso não vai acontecer, mas, se um dia acontecer, precisamos conhecer a melhor maneira de agir, para que ninguém se machuque. O Nudec é importante porque faz esse contato entre a Defesa Civil e a comunidade, transformando essa parte teórica agora em uma parte prática”, afirma a advogada. 

A empregada doméstica Fernanda Barbosa também é moradora do Conjunto Beira Mar. Assim como Mônica, ela considera muito importante a atuação dos moradores na prevenção de riscos. “É sempre bom nós sabermos o que está acontecendo na nossa comunidade”, afirma Fernanda. Por isso, decidiu participar do evento. “Eu espero sair daqui entendendo melhor sobre como agir em caso de riscos e os pontos de apoio para onde ir”, conclui.

Maria das Graças Andrade reside na localidade há 38 anos. Presenciou situações de risco e não soube como proceder. Agora, munida das informações necessárias, comemora a iniciativa. “Eles nos tranquilizam. Entendemos que a possibilidade de ocorrer outra situação como aquela é muito remota. Nós nunca tivemos uma ação como essa aqui, com essa dimensão e todas essas atividades. Vemos a participação dos órgãos públicos, Defesa Civil, Nudec e até mesmo da Petrobras”, enaltece a moradora.  

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, comemora o sucesso do evento. “Tivemos uma participação considerável da comunidade. Com isso, formamos multiplicadores, pessoas que adquiriram conhecimento sobre o PEC, e podem passar a integrar o Nudec de forma voluntária. Tenho certeza de que as pessoas que vieram hoje saíram daqui com informações necessárias para atuar em caso de emergência, o que era o objetivo principal do evento”, conclui.