Pertencimento, inclusão e empoderamento: população do Coqueiral vive nova fase

Obras e Urbanização
19/03/2019 16h33

A mudança completa de cenário que é vista atualmente no bairro Coqueiral é resultado de muito trabalho da Prefeitura de Aracaju, que retomou uma obra paralisada e tornou um ambiente insalubre em um bairro devidamente urbanizado e com saneamento básico. Para transformar as ruelas íngremes, construir encostas, ampliar a drenagem e pavimentar as 23 vias contempladas no projeto foram aplicados R$ 6,1 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal. 

A dona de casa Andreia Lima relembra os momentos de angústia pelos que passou nos quase 20 anos em que mora no local. "Vi muitos vizinhos irem embora daqui e quem ficava era porque não podia comprar uma casa em outro lugar. A gente sofria até para conseguir pegar ônibus já que não passava aqui dentro do bairro e era preciso ir para a avenida Paulo Figueiredo. Não gosto nem de lembrar do que já passei mas hoje posso dizer que vivo muito bem e até já liguei para antigos moradores chamando para voltarem a morar aqui", brinca dona Andreia.

Andando por uma das ruas calçadas, Valnei Silva analisa as melhorias surgidas com os investimentos municipais. "Nosso comércio tem crescido. Já vi lojinhas de roupa e quitandas de verduras serem abertas depois da obra. Isto há alguns anos era praticamente impossível. Com esta linha de ônibus, a gente vai nos mercados, compra as mercadorias e vende aqui", fala.

Fernando Xavier é outro morador que descreve uma cena comum para muita gente mas que foi privado por muito tempo. "Sentar em nossa porta e conversar com a vizinhança quase nunca acontecia porque no verão era poeira e no inverno a lama. Hoje a gente faz até churrasco fim de semana com os amigos", afirma o autônomo, acrescentando ainda que "sentia certa vergonha em convidar as pessoas para casa mas não sinto mais isto", diz.

Obras que humanizam a cidade

A obra foi concluída na segunda semana de novembro de 2018. São quatro meses de um novo recomeço para muitas pessoas, de valorização urbana e estrutural mas, sobretudo, de garantia da cidadania. "É o apogeu da felicidade destes aracajuanos, que merecem serem incluídos dentro de uma agenda administrativa inclusiva e que humanize todos os serviços ofertados. Esta obra, como tantas outras em andamento pela cidade, aponta seguramente que Aracaju caminha para resgatar os índices de desenvolvimento humano de outros tempos",  destaca o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. 

O Coqueiral foi um dos bairros mais atendidos pela Prefeitura, onde já foram investidos R$30 milhões, somando esta e as obras realizadas na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira. "Seguramente foi a obstinação de Edvaldo Nogueira e o trabalho planejado que fez do Coqueiral este bairro com características adequadas para ser ocupado pelas centenas de famílias que hoje vivem ali", finaliza.