Pessoas em situação de rua participam de programa que estimula o acesso ao mercado de trabalho

Assistência Social e Cidadania
19/03/2019 17h27

O Programa Acessuas Trabalho, ofertado pelo Governo Federal, através das secretariais municipais da Assistência Social, tem como objetivo ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social no ingresso no mercado de trabalho, por meio da oferta de cursos, palestras, rodas de conversas e a aproximação entre os cidadãos e empresas que fazem o recrutamento de pessoas para as vagas ofertadas.

A Prefeitura de Aracaju fez repactuação com o programa, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, no ano passado. Desde o início da semana, a equipe técnica de referência do Acessuas está desenvolvendo um trabalho especializado voltado para pessoas em situação de rua no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Na manhã desta terça-feira, 19, aproximadamente 25 pessoas participaram da ação, que segue até a próxima sexta-feira, 22, com diversas dicas sobre como tornar o currículo ainda mais atrativo, noções de marketing pessoal, como se comportar durante uma entrevista de emprego, entre muitas outras.

De acordo com a técnica de referência do Acessuas Trabalho, Elvia Santiago, as pessoas que vivem na situação de rua têm um maior grau de dificuldade para ter acesso às oportunidades ofertadas pelo mercado de trabalho. Por isso, o programa que tem um formato destinado ao público de 14 aos 59 anos que busca o primeiro emprego ou uma recolocação profissional, principalmente dos 16 Centros de Referência da Assistência Social de Aracaju (Cras), vem com uma roupagem nova com o intuito de atender às necessidades dos usuários do Centro Pop.

“Nesse primeiro contato, queremos conhecer as principais dificuldades dos usuários e ver como poderemos ajudar. Não abordamos o mesmo conteúdo que oferecemos para os usuários dos Cras, porque, na verdade, os participantes do Centro Pop, por estarem em situação de rua, têm menos chances quando o assunto é ocupar uma vaga de trabalho. Por exemplo, temos muitas pessoas capacitadas aqui, mas, infelizmente, elas não conseguem ingressar no mercado. É por isso que tem o Acessuas, para tentar ajudá-los nessa busca por um emprego”, disse a técnica de referência.

Abraçando a oportunidade

Uma das participantes da ação durante esta semana, no Centro Pop, foi Nátaly Martins, mulher trans e usuária dos serviços da unidade da Assistência. Para ela, que busca por uma vaga de emprego há mais de seis meses, o programa veio para somar e auxiliar. “Eu sei que por eu ser uma mulher trans, as dificuldades para conseguir um emprego são ainda maiores, posso dizer que duas vezes mais. Uma porque estou em situação de vulnerabilidade e outra porque muitas pessoas têm preconceito por causa da minha sexualidade. Tudo que vem para me tornar uma mulher mais qualificada faço questão de abraçar e aproveitar porque sei o quanto vai ser importante para mim”, pontuou.

Garantindo direitos

O coordenador da instituição beneficiada, Edilberto Souza, enxerga a oferta do programa como uma oportunidade que, além de contribuir a construir uma perspectiva de ingresso ao mundo do trabalho, ainda garante um acesso à formação educacional. Fator que, para ele, é muito importante para o crescimento profissional e pessoal de cada cidadão atendido. “Com o programa, a prefeitura consegue abrir outras janelas de ascensão e possibilidades de ruptura da situação de vulnerabilidade social, na qual esses usuários se encontram. Para promover um modelo de formação para o mundo de trabalho para essa população é necessita de muita habilidade. É isso que estamos vendo aqui. Com a execução do programa, vamos possibilitar o acesso dos participantes em cursos, fazer com que seja algo continuado e, posteriormente, fazer com que eles tenham acesse às possibilidades que o mundo do trabalho oferece”, destacou.