Projeto que atende a pais e reponsáveis de pessoas com deficiência recebe participação especial

Assistência Social e Cidadania
20/03/2019 17h10

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, promove para os responsáveis dos usuários do Centro de Referência Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia) o projeto ‘Geração de Renda: Culinária Acessível’, que visa aproximá-los da instituição assistencial e estimulá-los a encontrar alternativas, por meio do empreendedorismo e da culinária, de gerar a sua própria renda, vendendo produtos que são ensinados a fazer durante as aulas práticas que acontecem no restaurante do Centro Dia. Nesta quarta-feira, 20, o projeto ganhou uma participação especial da empreendedora, Thatiane Braga, que levou para os envolvidos na ação uma saborosa receita de torta de frango.

A ideia do projeto é fazer com que, pelo menos uma vez por mês, os participantes se envolvam na iniciativa, que surgiu com o propósito de fazer com que os pais, irmãos ou tios dos usuários, e enxerguem que, apesar do pouco tempo livre, consequência da dedicação para cuidar de uma pessoa com deficiência, há possibilidades de geração de renda sem sair de casa. Um exemplo disso é a produção de doces e salgados, fáceis de serem vendidos na própria residência ou através de encomendas.

A Thatiane Braga mostrou que isso é possível e não precisa de um grande investimento. “Levei uma receita popular, simples e muito em conta. Eu já trabalho com a comercialização da torta de frango e sei que o retorno financeiro é bem legal. A ideia é fazer com eles sejam estimulados mostrando que é possível fazer coisas gostosas e que tem uma facilidade na venda. Assim, além de trabalharem pertinho dos seus filhos ou entes queridos, eles ainda vão ter a oportunidade de ganhar uma renda extra”, disse.

Uma das propostas do Geração de Renda: Culinária Acessível é estimular o protagonismo e a autonomia dos participantes. Para Thatiane, uma iniciativa muito importante que, futuramente, deve render bons frutos. “Fiquei muito feliz pela participação e em ver a vontade de aprender de todos. O meu filho, por exemplo, tem Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, que, inclusive, tenho que dar uma atenção especial para ele. Imagino, então, a dificuldade que esses participantes têm para cuidar desses homens e mulheres, para conseguir um emprego. O pouco do que eu passei aqui vai ajudar muito nesse luta diária”, pontuou.

De acordo com a coordenadora da instituição, Lidiane Vieira, com a participação de profissionais de sucesso na área do empreendedorismo, os participantes ficam empolgados e ainda mais estimulados. “Ter uma pessoa com deficiência em casa requer muita comprometimento, carinho, amor e, muitas vezes, exclusividade. Com isso, muitas pessoas não conseguem tempo para trabalhar. Então, a gente resolveu montar essa ação. Quando recebemos parceiros, ficamos muitos felizes e os participantes também. Com as participações, conseguimos dar uma nova roupagem ao projeto e é um gás a mais para quem participa”, observa.

Usuários aprovam a iniciativa

A dona Maria Pastora de Meneses é aposentada é tem uma filha que é atendida pelos serviços da unidade da Assistência. Essa foi a primeira fez dela nas atividades e já jurou que vai colocar em prática aquilo que aprendeu. “Foi muito bom. Eu vejo como uma maneira de ficar mais perto de minha filha, como um momento de aprendizado e também uma boa terapia. Só tenho a agradecer pela criação do projeto, vou voltar com toda certeza e, claro, fazer essa delícia de torta”, ressaltou.

No final de cada edição do projeto, os produtos são vendidos na comunidade e nos órgãos públicos. Desta vez foi especial: a torta serviu como complemento para uma festa organizada para uma das usuárias do Centro Dia. Tudo terminou com muito bolo, guaraná e uma deliciosa torta salgada para saborear.