Obra reiniciada renova esperanças dos moradores do Marivan

Obras e Urbanização
20/03/2019 17h53

"O tempo da esperança chegou". A autora da expressão é a dona de casa Marta de Oliveira, moradora do Marivan, zona Sul da cidade, onde a Prefeitura de Aracaju retomou, há pouco mais de dois meses, uma obra indispensável para a qualidade de vida de quem vive no local. "Ficávamos nos perguntando se não éramos merecedores de também ter ruas calçadas e limpas e até pensamos em fazer abaixo-assinado e levar até a Prefeitura. Ainda bem que a obra recomeçou e agora sabemos que também somos valorizados", pontua Marta.

A inquietação e questionamento da moradora tem explicação: os recursos foram assegurados e, antes que Edvaldo Nogueira entregasse o cargo, a obra foi iniciada, mas, interrompida na gestão seguinte. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, explica que, somente depois da volta de Edvaldo à Prefeitura, foram retomados os serviços. "Encontramos a obra com problemas no projeto executivo, não detectando a presença de solo mole nas proximidades da superfície de várias ruas e isto prejudicou todo o andamento. O que fizemos: atualizamos planilhas, demos os encaminhamentos necessários, fizemos adequações no projeto e garantimos a retomada", explica Ferrari.

Ao ver profissionais e máquinas espalhadas pelas ruas, os moradores acreditam que agora os serviços serão concluídos. O motoboy Adroaldo Amaral sabe bem o que é andar de moto em ruas cheia de lama. "Eu saía para trabalhar logo cedo, mas, sempre que me aproximava de casa, principalmente quando chovia, batia até um desânimo. Cheguei a cair com minha esposa", relembra.

A alguns metros de onde trabalham os operários, mora a dona de casa Simone de Oliveira e não tem dúvidas que agora a obra termina. "Eu sei que quem está no comando da Prefeitura tem competência para isso, porque foi quem trouxe muitas coisas que temos aqui", constata.

Confiança e esperança são palavras presentes em cada depoimento dos moradores e por isto mesmo aumenta a responsabilidade da gestão municipal em trabalhar com celeridade e qualidade nos serviços existentes nesta obra. "Não se trata apenas de recomeçar uma obra, mas continuar um cronograma de ações do Planejamento Estratégico que paulatinamente levam melhorias a cada cidadão. Seja na zona Norte ou no Marivan, as obras não se findam em si mesmas, deixam um legado para que estes e os futuros aracajuanos possam usufruírem"", completa Ferrari.

A obra

Orçada em cerca de R$ 12 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, a obra consiste na complementação da infraestrutura do Marivan com a execução de serviços em 53 ruas com terraplenagem, pavimentação, drenagem pluvial e profunda, conclusão das estações elevatórias de esgoto, passeios e ciclovias. No local, a Prefeitura vai realizar a pavimentação asfáltica em 11 km de vias, construção de 2.000 m² de ciclovias e 22.000 m² de passeio.