Aracaju 164 anos: população ajuda a Prefeitura no processo de transformação da cidade

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2019 11h00

O descarte irregular de resíduos era um dos problemas relacionados ao lixo em Aracaju. Encontrar medidas alternativas para diminuir esses pontos de descarte era uma das metas da gestão para começar a modificar o cenário em muitas regiões da capital e, nesta missão, foi a população a protagonista no processo transformador. Com as intervenções urbanas idealizadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e executadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a comunidade tem sido a verdadeira personificação da colaboração.

Prova disso é o que acontece no bairro Soledade, na zona Norte de Aracaju. Em um dos pontos da localidade, uma verdadeira lixeira a céu aberto se fazia muito presente na rotina dos moradores. Mesmo com o serviço de coleta de lixo funcionando regularmente, o ponto de descarte irregular só crescia, e até móveis e eletrodomésticos inutilizados paravam no local que hoje, com a intervenção urbana, passou a representar a mudança no bairro e, principalmente, o esforço de uma comunidade que, além de ter sido conscientizada dos malefícios do descarte irregular, ainda participou efetivamente da ação urbanística.

Participação que contou com as mãos do pedreiro Gilvan Matos, que mora na localidade há 38 anos. Ele foi um dos primeiros moradores que, incomodado, chegou a reclamar da situação do ponto de descarte e até chamou a atenção dos vizinhos para não jogarem lixo no local. "Para ter uma ideia, às vezes, quando o pessoal queria jogar um baralho aqui, era preciso colocar um mosquiteiro porque era grande a quantidade de insetos. Tenho filhos e netos e quero vê-los morando em um bairro melhor e, hoje, vejo que é possível. Fico muito feliz em fazer a minha parte para ver o lugar em que eu moro cada vez melhor. A população também precisa cuidar da cidade", afirmou.

Após prestar seus serviços como policial militar, Adailton da Conceição Flor, hoje aposentado, acredita que as pessoas sempre podem fazer mais e melhor pela cidade. "Moro no bairro Soledade há apenas quatro anos, mas, já vinha há mais de dez porque minha sogra mora aqui. Aparecia tudo quanto era bicho por causa da lixeira que formava. Hoje, além de estar mais bonito, está cuidado, sem bicho e ainda com o manguezal mais protegido. Me sinto satisfeito em dar minha contribuição e ver que o esforço e participação da comunidade está surtindo um efeito tão positivo", ressaltou.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto César Viana, o interesse da comunidade em participar fez toda a diferença. "Temos encontrado essa mobilização em todos os outros pontos em que realizamos a intervenção urbana, como no bairro Santos Dumont, por exemplo, o primeiro onde realizamos a ação. No Soledade, também havia a perspectiva de invasão do manguezal, que é uma  Área de Preservação Permanente (APP). O espaço, agora, conta com quadra de vôlei, um local de caminhada, mesas, cadeiras e arborização", destacou o secretário.

Nesta quinta-feira, 21, às 17h, como parte da programação de aniversário de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira fará a inauguração oficial do espaço, evento que vai contar ainda com o plantio de mangue na região, outra forma de preservar o ecossistema existente na região e que estava sendo degradado pela presença constante do lixo.