Prefeitura inspeciona e garante qualidade da água consumida em Aracaju

Saúde
22/03/2019 09h30

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atua continuamente para garantir a segurança e bem-estar dos aracajuanos quanto ao consumo e qualidade da água. Em comemoração ao 22 de março, Dia Mundial da Água, técnicos da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa) foram até a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), acompanhar o tratamento da água no município e inspecionar carros-pipa.

Segundo o gerente da Qualidade da Água da SMS, Geraldo Santana, a Revisa coleta amostras de água diariamente em pontos onde existe concentração de pessoas, como escolas, hospitais, clínicas e outros estabelecimentos, visando o monitoramento e prevenção reduzindo os riscos de contaminação. “Cuidar da água é cuidar da saúde e, consequentemente, ajudar na manutenção da qualidade de vida da população. Esse é o intuito da vigilância”, argumentou.

A ações de vistoria seguem todos os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde, onde são analisadas questões como a quantidade de cloro adequada para a água de consumo humano e se o PH está apropriado, por exemplo. “Coletamos algumas amostras no local inspecionado e lá mesmo realizamos alguns testes. Um deles serve para evidenciar a presença ou não de cloro, já que o cloro é volátil e não pode esperar chegar até o laboratório, daí a necessidade de fazermos a medição em campo”, afirmou o fiscal da SMS, Edvaldo de Andrade.

O coordenador de operação e produção da Deso, Manoel Machado, destacou uma lista com uma série de itens essenciais para a qualidade da água fornecida. “Neste relatório detalhamos os itens, desde a captação até a liberação da água, e enviamos aos órgãos fiscalizadores. Quando existe alguma inconformidade, somos informados e procuramos saber as razões para realizamos todas as adequações”, afirmou.

Qualidade satisfatória

Segundo o técnico de Vigilância em Saúde da SMS, Alexandro Chavier, a inspeção compreende três etapas. “É analisada a documentação do veículo, além de ser feita a inspeção externa e interna, para assegurar que ele esteja de acordo com as normas de segurança definidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O problema mais comum detectado nos carros é a ferrugem, com a fiscalização, impedimos que a população consuma água inadequada, o que pode causar problemas de saúde”, reforça.

A coordenadora da Revisa, Graça Barros, explicou que todo o trabalho é feito de forma conjunta. A coleta da água é realizada pela SMS e o material é encaminhado para análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que faz o tratamento e a distribuição da água, também atua de forma a manter os padrões estabelecidos.

“Essas amostras são enviadas para o Lacen onde são feitas outras análises da parte físico-química e da parte microbiológica, onde podem ser detectadas bactérias, por exemplo. Quando o relatório chega à sede da SMS, caso seja verificada alguma irregularidade, é dado um prazo para que o problema seja resolvido. Se, neste prazo, a situação não se regularizar, um processo administrativo pode ser aberto para que seja feita uma apuração. Este ano de 2019, as análises mostram que a água consumida em Aracaju está satisfatória”, enfatizou.