Ações da Prefeitura asseguram regularidade na drenagem

Obras e Urbanização
22/03/2019 15h13

Mesmo com a maré mais alta do ano, os efeitos da lua sobre as tábuas de maré e os fortes ventos juntos com pancadas de chuvas intensas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), conseguiu que a rede de drenagem de locais com histórico de alagamentos suportassem a força e o fluxo das águas pluviais. Locais como o Largo da Aparecida, bairro Jabotiana, as avenidas Beira Mar e Euclides Figueiredo, os canais do Centro e regiões de morro mantiveram a estabilidade.

Embora as equipes da empresa municipal tenham sido requisitadas para atender casos de retenção de água em alguns pontos, ficou evidente, novamente, que as ações preventivas realizadas todos os dias têm surtido efeito e o resultado é o número sempre abaixo dos registrados em anos anteriores.

Um dos locais que sempre apresentavam problemas era o Largo da Aparecida. Lá era recorrente haver inundações, que chegavam a invadir as casas, mas já faz algum tempo que isto não ocorre. O aposentado João Severino Nunes testemunha as melhorias e diz que já não teme quando chove. "Antes bastava ficar nublado que a gente se preocupava e já colocava os móveis em cima de cadeiras e mesas. Tinha épocas que até sair de casa a gente saía. Mas já faz um tempo que não sofremos com enchentes", relata o morador.

Além da Jabotiana, os efeitos das chuvas também foram controlados na avenida Euclides Figueiredo que não acumulou a quantidade de água de outros tempos. O canal da avenida doutor Airton Teles é uma caixa de ressonância para medir a vazão da drenagem do Centro e o local se manteve estável, apenas com operários da Emurb refazendo o muro de contenção e proteção.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, graças ao trabalho articulado entre órgãos municipais, nos últimos dois anos, os alagamentos diminuíram sensivelmente. "Só aqui na Emurb, atendemos por mês uma média de 600 locais, que recebem alguma intervenção na drenagem. Acrescente-se a este relativo sucesso as análises e ações articuladas através Plano de Contingenciamento, que envolve secretarias e outros órgãos. Ou seja, é uma gestão inteligente comandada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que quer humanizar a cidade, principalmente nos momentos de maior necessidade", diz o secretário.

Solicitação

Para registrar alguma solicitação, a população pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, enviando um e-mail para comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou ainda por meio dos perfis do órgão nas redes sociais.