Saúde e Assistência dialogam sobre políticas públicas voltadas às mulheres e crianças em Aracaju

Saúde
22/03/2019 19h32

Em alusão ao Mês da Mulher, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vem realizando diversas ações que visam a integração dos serviços ofertados no Sistema Único de Saúde. Neste sentido, a SMS reuniu na manhã desta sexta-feira, 22, técnicos da Secretaria Municipal da Assistência Social para apresentar as linhas de cuidado da Saúde da Mulher e da Criança na capital.

De acordo com a coordenadora de Programas de Atenção à Saúde, Cristiani Ludmila, esta reunião  serviu para aproximar o Programa Maternoinfantil da SMS com os técnicos dos equipamentos da Assistência, uma vez que nos espaços dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) há uma frequência grande de mulheres.

"Como somos serviços da PMA sentimos a necessidade de promover uma integração e ver como podemos somar o trabalho das duas secretarias nos territórios para qualificar o cuidado da mulher e da criança. Por exemplo, um colega do Cras pode identificar uma mulher que queira fazer uma laqueadura ou até uma gestante que não está fazendo seu acompanhamento pré-natal adequado e, a partir daí, nos ajudar no encaminhamento dessas mulheres para a unidade básica de saúde (UBS)", explicou.

Cristiani Ludmilla informou que esta parceria também buscará melhorar a saúde da mulher na prevenção do câncer de colo de útero e de mama, e para tentar diminuir a mortalidade infantil. "Os técnicos do Cras podem falar da saúde da criança, da importância da vacinação, cobrar junto conosco aquela mãe que tem a criança no Programa Bolsa Família, mas não está vacinando adequadamente. Enfim, pretendemos fortalecer os laços e propor mais atividades em conjunto", destacou.

No bairro Santa Maria, por exemplo, já existe uma experiência desta integração, que é o Projeto Ciranda de Marias, onde semanalmente há o encontro dos profissionais de saúde e do Cras com as gestantes. "Nos Cras do 17 de Março e no do Augusto Franco já temos atividades conjuntas e queremos ampliar essa integração para os demais Cras, visando fortalecer mais as ações entre as duas secretarias", completou a coordenadora.

Conhecimento

A coordenadora do Cras Risoleta Neves, do bairro Cidade Nova, Shauna Freire, enfatizou que estes momentos são extremamente importantes. "O conhecimento do funcionamento das redes é o que favorece a intersetorialidade e a articulação entre as unidades, porque eu não posso me articular com uma unidade que não conheço os fluxos. Aqui vi serviços que não sabia que existiam na unidade de saúde e já fiquei pensando em ideias de trazer os usuários da UBS para discutir com os usuários do Cras", frisou.

Shauna informou que o território do Cras Risoleta Neves vai do Japãozinho até o 18 do Forte e existem três UBS que referenciam as pessoas dessas comunidades. "Então podemos ter uma maior articulação com estas unidades de saúde, de maneira ordenada e distribuída", reforçou.

Para a gerente das equipes do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Edlaine Sena, esta é uma parceria muito proveitosa porque as mulheres que estão no serviço da Assistência são as mesmas que estão nos serviços da Saúde. "Então essa integração é essencial. Em algumas unidades ela já acontece, e é um trabalho muito bom do ponto de vista da integralidade dos serviços. Que a mulher tenha não só o atendimento inicial, mas continuado, assim requer um trabalho conjunto das equipes", relatou.

Para ela, a apresentação das técnicas da SMS foi muito pertinente sobre saúde da mulher e da criança. "Até eu mesma tinha algumas dúvidas e os esclarecimentos que recebi são importantíssimos para o trabalho com as famílias. Esperamos ter outras reuniões e também convidaremos a Saúde para conhecer os nossos serviços. Diante de tantas dificuldades que as famílias apresentam para nós, devemos mesmo atuar de maneira mais sintonizada. Nós, da Assistência Social, agradecemos por este encontro e também estamos de portas abertas para trabalharmos de mãos dadas", pontuou Edlaine.