Palestras e música marcam o Dia Mundial da Água na Prefeitura de Aracaju

Planejamento e Orçamento
22/03/2019 18h27

Repensar os hábitos e sensibilizar os servidores do Centro Administrativo para a importância da preservação da água. Este foi o objetivo do evento realizado nesta sexta-feira, 22, pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Durante parte do dia, foram realizadas diversas atividades como palestras, além de apresentações musicais.

De acordo com o chefe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da Sema, Paulo César Cerqueira, a ação é parte integrante da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e está incluída no Planejamento Estratégico Municipal, que é transformar o Centro Administrativo da Prefeitura num centro de referência em sustentabilidade.

"A Secretaria do Meio Ambiente está responsável pela coordenação da A3P, e nessa Agenda existe um eixo que trata do uso racional dos recursos naturais e bens públicos e, também, nós temos a Lei nº4.171, que dispõe sobre a questão do combate ao desperdício da água potável. A partir disso, para marcar esse dia tão importante, nós convidamos alguns palestrantes e trouxemos o coral da Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe, Deso, que apresentou um repertório composto de várias canções com a temática água", explicou.

Carlos Alberto Prata de Almeida, que é analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi um dos componentes da mesa redonda 'A água vai acabar? E eu com isso?'. Ele falou sobre a situação dos recursos hídricos em Sergipe, da importância de proteger esses recursos, evitando a poluição e o gasto desnecessário. "Este é um evento de suma importância porque conscientiza as pessoas de que todos precisam participar do processo, e que a economia começa dentro da nossa casa, no nosso trabalho", pontuou parabenizando a Prefeitura pela ação.

Exemplo

O representante da Sema, Cleverton Costa Silva, que também é analista ambiental, apresentou um relato de experiência da secretaria. "A gente desenvolveu um modelo de monitoramento, a partir de uma leitura das recomendações constantes nos eixos do programa A3P para monitorar a água. Hoje, apresentamos, neste encontro, através de números e infográficos, o levantamento do consumo de água na Sema no período de setembro de 2017 até dezembro de 2018", explicou.

De acordo com Cleverton, durante esse período algumas anomalias na estrutura predial foram identificadas, como, por exemplo, vazamentos que provocaram a redução do consumo de água. "Se não fosse implantada uma cultura de monitoramento da água, a gente não estaria aqui hoje apresentando esses resultados positivos", disse.

O analista disse, ainda, que o objetivo da apresentação do caso de sucesso "serve para difundir essas práticas porque se trata de um programa de uma instituição pública voltada para o seu público interno, para a sua rotina, e para que os seus servidores adotem um padrão de comportamento sustentável cotidiano que sobressaia  o ambiente de trabalho".