Edvaldo: “A corrida se profissionalizou porque temos dado ao evento a importância que merece”

Agência Aracaju de Notícias
23/03/2019 22h10

A 36ª Corrida Cidade de Aracaju chegou a mais uma edição neste sábado, 23, com grande recorde de participantes. Mais de quatro mil atletas, entre amadores e profissionais, participaram do evento esportivo, que faz parte da programação do aniversário da cidade e relembra a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju. Considerada como uma das maiores corridas de rua de Norte/Nordeste, a competição atraiu corredores de vários estados. O que mostra não só a medida acertada da Prefeitura de Aracaju, que optou por realizar o evento uma semana após o aniversário da capital sergipana, com também a profissionalização da corrida, como afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira, que correu os 5km pelo segundo ano consecutivo.

"Uma linda e grande festa. Quando cheguei na concentração, pessoas de vários estados vieram me cumprimentar, tirar fotos e isso mostra que nossa corrida tem ganhado notoriedade. Além disso, demonstra que foi acertada a decisão de ter mudado a data para o sábado posterior ao aniversário da cidade, porque permitiu que os corredores pudessem participar, criando esse clima de festa, de comemoração e de saúde em nossa capital. A corrida significa tudo isso. É um belo presente para essa jovem e querida cidade, que é Aracaju", destacou o prefeito Edvaldo Nogueira, acompanhado da primeira dama, Danusa Silva, que também participou da competição.

Ao ouvir elogios de diversos corredores pela organização e logística do evento esportivo, o gestor municipal enfatizou que a resposta positiva se dá pela importância que a administração confere à corrida. "A cada dia que passa a corrida cresce e temos dado a ela o cuidado que merece. É o grande evento do aniversário da nossa capital e é preciso dar a esse momento o valor que tem. Há três anos, temos olhado para os mínimos detalhes, porque movimenta nossa cidade e gera renda. Com isso, a corrida se profissionalizou. Este ano foram quatro mil pessoas nas ruas, incluindo eu, que corri os 5km, mais uma vez. É uma corrida maravilhosa e o sucesso mostra isso", salientou.

Ano da consolidação

Responsável por coordenar o evento, o secretário da Juventude e do Esporte (Sejesp), Jorge Araujo Filho, também comemorou o sucesso da corrida. "É uma alegria muito grande chegar ao terceiro ano dessa competição na nossa gestão e ver ela crescer, cada vez mais. Desde 2017 pensamos em todos os detalhes e esse ano, que tratamos como o da consolidação, não foi diferente. Pensamos na hidratação, qualidade das camisas, medalhas, segurança dos atletas, na saúde, bem-estar deles, praticamente tudo. E com a decisão acertada do prefeito de tirar a corrida do dia do aniversário da cidade, trazendo para um sábado, pôde mostrar que o evento se tornou um evento esportivo que movimenta a economia e gera renda para nossa cidade, a partir do momento que tivemos quase mil participantes de outros estados", frisou o secretário.

Recorde

Com a participação de quatro mil atletas, a 36ª Corrida Cidade de Aracaju superou a marca de competidores dos últimos anos. Os corredores percorreram os tradicionais trajetos de 24 km, saindo de São Cristóvão, 10 km e 5km, e contaram, durante todo o percurso, com suporte das equipes da Secretaria da Juventude e do Esporte, que distribuíram água para os atletas. Na chegada, além das medalhas de participação, os competidores receberam alimentação e cuidados físicos. A segurança dos atletas foi garantida por policiais, pela Guarda Municipal e agentes de trânsito. Também foram disponibilizadas equipes médicas em ambulâncias para acompanhamento dos trajetos.

Primeira mulher a cruzar a linha de chegada pelo geral feminino dos 24km, com tempo de 1h36m36s, a alagoana Marily dos Santos, 41 anos, destacou que "a corrida Cidade de Aracaju" é excelente. Ela, que subiu no lugar mais alto do pódio pela 13ª vez, definiu a capital sergipana "como sua casa". "Essa corrida é essencial para mim. Me preparo durante três meses exclusivamente para ela. Tudo é planejamento. As pessoas pensam que é fácil, mas não é. Me dedico muito e graças a Deus consegui, mais uma vez. Parabéns a toda a organização pela bela corrida", reforçou.

Quem prestigiou o evento também elogiou a organização. É o caso do baiano Valdemir Manoel Norberto. "Os organizadores estão de parabéns por manter viva essa tradição tão bonita. Assisto todo ano porque acompanho meus amigos que participam. Adquiri deles o gosto por corridas, mas com a diferença de que eles correm e eu prestigio. É lindo de se ver. Essa corrida em especial, porque ela é o símbolo da mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju. Faz parte da história dessa cidade e ela representa muito bem esse espírito", salientou.