Cineastas nacionais realizam oficina no Centro Cultural de Aracaju

Cultura
23/03/2019 21h00



A oficina ‘Laboratório de Imersão Criativa e Sensibilização Autoral para Cinema’, ministrada pelo diretor e roteirista, Bruno Ferreira Bezerra, mais conhecido como ‘Tião’, e a Nara Normande, que é uma referência da nova geração de cineastas do Brasil, iniciou no sábado, dia 23, com uma aula aberta. O projeto é uma realização da Prefeitura de Aracaju, através do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). 

O curso está sendo realizado no Centro Cultural de Aracaju até o dia 29 de março e conta com a participação de diversos profissionais e alunos da áreas de cinema e audiovisual, além de estudantes do curso de jornalismo. Durante quatro horas de aula aberta, os inscritos discutiram como lidar com a intuição e a desmistificação da criação. Além disso, foram exibidos os filmes “Muro” (2008), “Guaxuma” (2018) e “Sem Coração” (2014), na sala de exibição do NPD. 

Nara Normande elogiou a estrutura do Centro Cultural de Aracaju e a sala de exibição do NPD para sediar a oficina. “Fiquei muito feliz, pois há muitas pessoas interessadas no curso e isso me instiga. É produtivo abrir esse leque de contatos com o cinema sergipano, que inclusive, já temos um ponto em comum,  somos do Nordeste” , comentou a roteirista.

“A oficina deste sábado se tornou mais especial por podermos exibir, pela primeira vez, os três filmes juntos e,  com isso, percebemos que o pessoal contribuiu com questões interessantes. Destacamos o que iremos desenvolver no decorrer desta semana. Compreendemos a necessidade desses diálogos, pois pude compartilhar que há diferenças nessas produções e, sim, é possível se encantar por cada uma delas”, completou  Tião, também ministrante do curso. 

A oficina ‘Laboratório de Imersão Criativa e Sensibilização Autoral para Cinema’ é gratuita. “Agradeço a todos que se inscreveram e afirmo que o propósito aqui é abrir portas para o conhecimento. O NPD  é um local de estímulo à formação de audiovisual da Prefeitura de Aracaju e com isso as ações desenvolvidas são abertas ao público”, ressaltou Graziele Ferreira, coordenadora do Núcleo.

“O Núcleo está, desde de 2006, proporcionando o contato com outros profissionais da área técnica para que a gente sempre esteja se atualizando, adquirindo ideias e conhecimento. Agora estamos tendo esse contato incrível com os diretores Tião e Nara, tiramos dúvidas acerca de suas produções, como funciona esse processo criativo, foi bem interessante, principalmente, essa possibilidade de trocar experiências”, afirmou Jade Moraes, realizadora audiovisual.