Drenagem: trabalho preventivo e monitoramento diminuem alagamentos

Obras e Urbanização
26/03/2019 15h20

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem atuando de forma preventiva e mitigando os efeitos das chuvas. As ações já repercutem positivamente e, nos últimos dois anos, o número de alagamentos diminuiu consideravelmente.

Para o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, após a implantação do Plano de Contingência, ficaram constatadas, pelos relatórios mensais da Diretoria de Operações da Emurb, as melhorias na drenagem. "Aracaju é cortada por uma macrodrenagem composta por cerca de 70 canais, um sistema misto com parte do material de esgotamento sanitário sendo jogado na microdrenagem, e possui formação geormorfológica que favorece o surgimento de alagamentos. Entretanto, nestes dois anos, os locais mais críticos, que antes eram 64 pontos de recorrência frequente de acúmulo de água, diminuíram cerca de 40%", revela o secretário.

Por fim, a gestão municipal tem buscado de várias formas equacionar as demandas surgidas nas mais de 3.300 vias públicas que tracejam a cidade, seja com ações preventivas ou com obras estruturantes. Mais de 200 trabalhadores, incluindo técnicos, engenheiros e outros operários, dividem-se em mais de 15 equipes e são distribuídos por todas as regiões da capital, chegando a atender uma média de 600 ruas por mês, com recuperação, desobstrução e substituição de manilhas.

Investimentos

Os recursos investidos na implantação e complementação da drenagem, realizados pela atual gestão da Prefeitura, além de serem obras que transformam a infraestrutura da cidade, levam mais dignidade, cidadania e possibilitam melhores índices de desenvolvimento humano. Entre obras em andamento, as realizações somam um montante de investimentos de cerca de R$ 130 milhões, conveniados entre a PMA, Governo Federal, beneficiando aproximadamente 300 ruas com a ampliação total da rede de macro e microdrenagens, e ampliando a capacidade de vazão das águas pluviais.

Solicitação

Para registrar alguma solicitação, a população pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, enviando um e-mail para comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou ainda por meio dos perfis do órgão nas redes sociais.