Prefeitura realiza diversos serviços de promoção à saúde no Caps David Capistrano

Saúde
26/03/2019 17h51

Com o objetivo de promover serviços aos usuários com transtornos mentais, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira, 26, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III David Capistrano Filho, testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Além disso, os usuários puderam aferir a pressão arterial e receberam folders explicativos sobre assuntos ligados à saúde.

A ação aconteceu de forma intersetorial, em conjunto com o Programa de Redução de Danos e a Universidade Tiradentes (Unit), através do curso de Enfermagem, tirando dúvidas e orientando a respeito da importância do uso de preservativos. "A atividade de hoje realizou um cuidado fundamentado na humanização, envolvendo a prevenção e a promoção em saúde", disse o enfermeiro do Caps David, Bruno Andrade.

O professor do curso de Enfermagem da Unit, Conrado Marques, ressaltou que o foco não é só diagnosticar alguma alteração na saúde dos usuários, mas também de educar para prevenir doenças ou futuros problemas.

"É uma junção bem interessante com o Caps, pois reforça os temas que trabalhamos em sala de aula. Trouxemos os alunos de enfermagem, para que pudessem ter a vivência da Saúde", relatou.

Atividades

O Caps III David Capistrano Filho oferece aos usuários e seus familiares um ambiente humanizado, com ampla área verde, espaços para convivência, salas preparadas para as oficinas terapêuticas, locais para práticas esportivas, refeitório adequado e atendimentos em grupos ou individualizados.

Além disso, possui oito leitos para os usuários que necessitem de maiores cuidados e promove atividades que viabilizam a socialização e autonomia dos usuários, com à prática de esportes, oficinas de reciclagem, de artes manuais, de musicalidade, de acolhimento, grupos de cidadania e psicoterapia.

Para a usuária Camila Santos, o tratamento que o Caps oferece é de extrema importância na sua vida. "Aqui eu me sinto acolhida, capaz e valorizada. Canto, danço, faço teatro, natação, interajo com outras pessoas e me útil", disse.

Inclusão

O Centro atende cerca de 60 usuários por dia, e promove a inclusão social dos pacientes, através da inserção da família nos projetos terapêuticos. "A participação da família é de fundamental importância, pois nos possibilita trabalhar com um cuidado durante as ações de reinserção do usuário em seu ambiente familiar e social", ressaltou a coordenadora do Caps, Euberlene Arimatéia Moura,.

Mãe de um usuário do centro psicossocial, Valdelice dos Santos vivencia diariamente  a assistência recebida pelo filho e destaca a importância do local. "Atividades como esta e o atendimento psicológico é muito importante, pois muitas vezes o familiar responsável dedica a maior parte do seu tempo no cuidado da pessoa com sofrimento psíquico. Por isso, a família se destaca pelo seu papel de cuidadora e por ser, muitas vezes, o elo mais próximo que os usuários têm com o mundo", afirmou.