Prefeitura realiza ações do Programa Saúde na Escola em escola da Farolândia

Saúde
26/03/2019 18h15

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta terça-feira, 26, atividades relacionadas ao cuidado da visão, à prevenção da obesidade e avaliação antropométrica na Escola Estadual Jacinto Figueiredo Martins, no bairro Farolândia.

A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo o objetivo de garantir uma formação integral dos estudantes nas escolas públicas da capital, e contou com a participação da Universidade Tiradentes (Unit).

A professora do curso de Fisioterapia da Unit, Flávia Santa Rosa, reconhece que é de suma importância firmar essa parceria com o município, pois, além de desenvolver atividades de incentivo a cuidar da visão e de uma alimentação saudável dos alunos, também existe a preocupação de verificar como as crianças estão em relação à saúde geral.

"Trouxemos os alunos do curso de Fisioterapia para que eles pudessem vivenciar essas experiências, fazendo a avaliação visual através de uma tiragem oftalmológica, para saber se as crianças têm dificuldades na visualização das letras e a classificação antropométrica [do peso x altura]", explicou.

Sobre o programa

O PSE busca a integração e articulação permanente da educação e da saúde para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, tendo como base o trabalho conjunto entre as escolas e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do mesmo território.

"O maior objetivo do PSE é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos. E essa iniciativa auxilia no enfrentamento das vulnerabilidades, que por ventura possam comprometer o pleno desenvolvimento das crianças e jovens da nossa rede pública de ensino", revelou a coordenadora do PSE, Aline Guimarães.

Ainda segundo a coordenadora, estas ações beneficiam a vida dos alunos, que estão em fase de crescimento e precisam de auxílio e informações sobre nutrição ou visão. "Os estudantes são atendidos, esclarecidos sobre os temas abordados, e se forem detectados problemas, são encaminhados para serem consultados na UBS mais próxima da sua residência", afirmou.