Materiais pedagógicos e tecnológicos vão fortalecer as ações a caminho do saber

Agência Aracaju de Notícias
27/03/2019 14h00

Além de um corpo docente preparado e livros didáticos de qualidade, a estrutura de uma escola, sobretudo das de ensino infantil, precisa instigar o desenvolvimento da criança através do que os pequenos mais sabem e devem fazer: brincar. É no campo da imaginação que toda criança cria as bases do seu mundo particular e tira dali o aparato necessário para se fortalecer na busca pelo saber. Por isso, na manhã desta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu mais um passo no objetivo de melhor estruturar as escolas da rede e realizou a entrega de kits de materiais pedagógicos e tecnológicos. 

A professora, recém empossada como diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade, Vilma Lima, ressaltou a expectativa da unidade voltar à rotina já com materiais e equipamentos novos. “A escola está em reforma, então, quando retornar às atividades, já estará com os materiais. É, sem dúvida, um ganho muito grande, sobretudo para os alunos, que serão os maiores beneficiados. Isso enriquece o desenvolvimento da criança e estimula muito mais”, disse.
 
Os kits de material pedagógico são compostos por 22 itens, entre eles centro de atividades para bebês, tapete de EVA colorido tipo tatame, soft túnel, mini móbile, entre outros, que serão entregues em todas as unidades de ensino infantil da rede municipal. Já os kits tecnológicos são compostos por computador, nobreak e impressora e, nesta semana, serão entregues em cinco escolas de ensino fundamental e, na próxima semana, em outras 14. 

Para a entrega dos kits, alguns materiais ficaram expostos no auditório da Emef Presidente Vargas, onde a cerimônia foi realizada, o que engrandeceu ainda mais a expectativas dos docentes que prestigiaram o evento. A coordenadora de Emef Raquel Cortes Rollemberg, Joseane Bonfim, encheu os olhos ao analisar de que forma a educação em Aracaju será beneficiada. “A criança precisa ser estimulada pelo novo, pelo lúdico e, mesmo que os professores utilizem diversos meios para promover esse estímulo, esses materiais só vêm para acrescentar ferramentas ainda melhores para a condução dos trabalhos. É um momento importante e uma ação de extrema importância para a aprendizagem das crianças”, destacou.

Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Jovino Pinto, Jaqueline Barbosa, os kits chegaram para auxiliar no desenvolvimento durante a fase mais importante da vida de uma pessoa. “É na infância que criamos nossas bases, por isso, é essencial que a rede municipal invista em materiais que estimule o aprendizado nessa fase. Posso imaginar a reação das crianças quando os kits chegarem à escola e, só por idealizar, já fico muito feliz”, ressaltou.

Professora da rede há 14 anos, hoje, diretora da Emei Joaquim Cardoso de Araújo, Cristiane Costa afirma que tão importante quanto a teoria é a prática e, neste sentido, os materiais vêm agregar. “Estimulamos as crianças através do conteúdo, mas, quando aliamos à prática, ao brincar, ao lúdico oferecemos outros caminhos de conhecimento e isso é fundamental. Todas essas ferramentas juntas, ajudam a construir um cidadão mais ativo, com mais capacidade de pensar e agir, então, para nós que lidamos com educação no dia a dia e vemos de perto o desenvolvimento das crianças, é um ganho excelente”, frisou.