Edvaldo entrega novos materiais pedagógicos para escolas de ensino infantil de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
27/03/2019 11h18

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, na manhã desta quarta-feira, 27, a entrega de material escolar para 24 unidades de ensino infantil da rede municipal. Com um investimento de mais de R$ 800 mil, em recursos próprios, a Prefeitura de Aracaju dotará as escolas com novo mobiliário, livros e material pedagógico. Além disso, R$ 100 mil foram revertidos para a compra de material tecnológico para 22 escolas de Ensino Fundamental. A entrega dos novos materiais tem como foco a melhoria do ensino público no município. 

“Estudos mostram que o ser humano desenvolve toda a capacidade cognitiva nos primeiros anos de vida, entre os 0 e seis anos. Quem perde as oportunidades nessa fase não se desenvolve igualmente como quem tem a chance. Quanto mais você estimula a criança, mas ela se desenvolve. Então veja a responsabilidade que temos nas mãos. E foi justamente essa responsabilidade que nos motivou a buscar melhorias para aqueles que só encontram no ensino público a chance de ser alguém na vida. Estamos levando melhorias para crianças humildes para que elas cresçam com a mesma qualidade de ensino de quem estuda em uma escola particular”, ressaltou o prefeito. “Aqui é dinheiro nosso, não tem investimentos do governo federal. É fruto do nosso esforço”, frisou.

Em seu discurso, ele agradeceu o trabalho de todos que compõem a Secretaria da Educação. “Vocês não sabem da minha felicidade com este evento. Quero agradecer a todas as pessoas que compõem a Educação, porque ninguém faz nada sozinho e todos contribuíram para este momento”, afirmou Edvaldo durante o evento que ocorreu na Escola Municipal Presidente Vargas. Ele elogiou o trabalho da secretária Cecília Leite, por atuar próximo das coordenações das unidades com foco nos melhores resultados. “Quero parabenizar Cecília pela capacidade, por manter esse diálogo com os diretores, ser porta aberta e é o que está trazendo resultados”, disse. 

Livro infantil pela 1ª vez

Pela primeira vez na rede municipal de ensino de Aracaju, os alunos das escolas de Ensino Infantil receberão livros didáticos, o que representa um grande avanço. Além disso, cada uma das 24 escolas receberá um kit pedagógico composto por centro de atividade para bebês, bola grande, mini móbile de bichinho, soft túnel, tapete EVA colorido tipo tatame, quebra-cabeça de animais, kit cozinha infantil e sacolão pequeno engenheiro. Já os kits tecnológicos são formados por computador, nobreak e impressora. 

“A gente iniciou o nosso processo de Planejamento Estratégico tendo como um dos objetivos a melhoria da qualidade da Educação Infantil, sendo esta uma das ações prioritárias do município. Nós realizamos a formação de todos os professores e cuidadores das creches e hoje a gente hoje finaliza este processo com a entrega destes kits, adquiridos com recursos próprios. Além disso, pela primeira vez, as crianças das escolas de educação infantil receberão livros didáticos. Tudo isso adquirido com recursos próprios”, afirmou a secretária da Educação, Cecília Leite.

Para Silvana Santos, diretora da Escola Infantil Papa João Paulo II, do bairro Santa Maria, o kit vai “favorecer todo o trabalho e desenvolvimento das crianças”. Da mesma forma, a diretora Jaqueline Barbosa, da escola José Jovino Pinto, os novos materiais serão essenciais para o desenvolvimento das crianças. “Na Educação Infantil, o aprendizado se dá justamente pelo brincar, vivenciar e experienciar, então estes kits serão muito importantes neste processo”, destacou.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Bigode do Santa Maria e Manoel Marcos, além de secretários municipais e diretores das escolas contempladas.