Esgap: Planejamento Estratégico da capital é tema da segunda edição do Ciclo de Palestras

Planejamento e Orçamento
27/03/2019 14h50

Pensar hoje aquilo que será feito amanhã. Assim pode ser definida a forma como a atual gestão da Prefeitura de Aracaju (PMA) trabalha, norteada por um instrumento inédito na administração municipal, e responsável pelo desenvolvimento da cidade e de toda a sua população, o Planejamento Estratégico. A partir dessa lógica, a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) realizou nesta quarta-feira, 27, a segunda edição do ciclo de palestras cujo foco está em discutir os diversos modelos de gestão pública municipal no século XXI.

Sobre o tema "Aracaju: uma cidade inteligente, humana e criativa", o coordenador ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Eurico Leite Lisboa, apresentou a missão, visão e valores da cidade de Aracaju; falou sobre o Foco Estratégico nº 1 do Planejamento, que é tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa; apresentou os quatro pilares, as dimensões e características que uma cidade inteligente possui; e abordou itens como sustentabilidade, mobilidade urbana, economia e inclusão social.

Inspiração

O Planejamento Estratégico capitaneado pelo prefeito Edvaldo Nogueira chamou a atenção da administração do município de Estância, localizado no litoral Sul do estado, que enviou um representante para os encontros. "Nesta palestra, se apegando à questão de Cidade Inteligente, o que eu pude notar é que Aracaju está no caminho certo, tem se direcionado para usar tecnologia, inovação, mobilidade para a melhoria da qualidade de vida do cidadão", disse o Wallace Nascimento Oliveira, que trabalha na Secretaria Municipal do Desenvolvimento (SMDE/PME) de Estância.

Wallace enfatizou, também, o interesse da cidade de Estância no sentido de evoluir ainda mais na promoção da qualidade de vida dos seus cidadãos. "O nosso objetivo é chegar no status de cidade criativa e mais desenvolvida. Tudo isso acaba promovendo a qualidade de vida ao povo estanciano", pontuou, acrescentando que ainda há um longo caminho a trilhar. "Acredito que estamos no caminho certo, e nas próximas palestras deste ciclo teremos um campo de boas ideias ainda maior, com esclarecimentos mais abrangentes para poder, enquanto servidores públicos e agentes da causa de melhoramento social poder contribuir de modo otimizado".

Próximos encontros

Os interessados em participar do Ciclo de Palestras, ou dos demais cursos da Escola de Governo, podem obter mais informações através do telefone (79) 3179-3784, ou na secretaria da Escola, que está situada na rua Boquim, nº 67, Centro.