Pais de alunos comemoram a reforma da Emei Ana Luíza Mesquita Rocha

Educação
27/03/2019 15h07

Paredes pintadas, teto recuperado, estrutura readequada. Crianças empolgadas, pais e mães contentes e professores entusiasmados. A revitalização da estrutura da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luíza Mesquita Rocha, realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), trouxe mais esperança e confiança para a população do bairro José Conrado de Araújo.

Inaugurada na manhã desta quarta-feira (27), a obra que reestruturou a unidade durou cerca de sete meses para ser finalizada e foi entregue à população pelo prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite. O investimento, de mais de R$ 431.000, fará a diferença para alunos como a Samile, de 3 anos, que foi matriculada no segundo semestre do ano passado. Para a sua mãe, a autônoma Jamile Oliveira da Silva, a reforma era necessária.  “A escola estava em um estado bem precário. O pátio era bem ruim, bastante desnivelado, tinha buracos. Também tinha a questão do forro do teto de uma sala, que desabou. A pintura era feia. E ontem, quando passamos aqui, vimos os brinquedos chegando, a Samile ficou superanimada. Está ansiosa para a volta às aulas. Ela disse que a escola está linda mesmo”, comemorou.

Com mais de 200 alunos matriculados, com idades entre 3 e 5 anos, a Emei conta com sete salas de aula, refeitório, cozinha e dois banheiros, que foram recuperados e melhorados. Além disso, foram construídos mais dois banheiros para uso exclusivo de portadores de necessidades especiais.

Este será o primeiro ano escolar de Sabrina Vitória, de 3 anos. Sua mãe, a dona de casa Rosaly Tenório, está com boas expectativas depois da obra que melhorou a estrutura da escola. “Eu já conheço a escola, aqui fica melhor pois é mais próxima da minha casa. Eu conheci o antes da Emei e agora estou conhecendo o depois e estou muito feliz com o que estou vendo. Espero que aqui ela tenha uma boa educação, conheça novos amigos, aprenda a distinguir as coisas, que ela ainda não tem essa noção”, revelou.

A dona de casa Aline Andrade Menezes tem dois filhos matriculados na Emei (de 3 e 4 anos). Ela conta que confia no ensino e na equipe da unidade. Para ela, a reestruturação pela qual a escola passou foi de grande importância para o futuro e aprendizagem das crianças. “Melhorou tudo na escola. Ficou mais bonito, mais arrumado, tem cuidadoras para apoiar as professoras. Eu gosto muito da escola, é um espaço maravilhoso. Como vivo na região, não tinham outras opções e agora ficou ótimo para eu levar meus filhos. A direção é muito atenciosa, muito gentil. E só de ver os brinquedos novos, as crianças já ficaram muito animadas”, comentou.

“Esta é uma escola que tem um significado importante na minha vida porque foi meu primeiro espaço de trabalho profissional. Quando assumimos em 2017, era uma das escolas mais deterioradas, com telhado comprometido, sem banheiro, e me causava constrangimento conversar com os professores e pais. Houve também o desabamento do forro. Após 10 meses daquele fato, estamos aqui de volta entregando essa escola completamente revitalizada. Quem viu o antes e o depois sabe a diferença”, afirmou a secretária da Educação, Maria Cecília Leite.

A escola

Inaugurada em 8 de março de 1984, a Emei Ana Luíza Mesquita Rocha funciona há 35 anos no complexo do antigo Centro Social Urbano (CSU), na rua Alagoas, bairro José Conrado de Araújo, onde também funciona uma Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e uma Unidade de Saúde da Família (USF). Ganhou o nome da professora Ana Luíza Mesquita Rocha, aracajuana, nascida em 1953. Durante sua breve vida, a professora passou pela Fundação Estadual do
Bem-Estar do Menor e pela direção do CSU em que a Emei está inserida. Ana Luíza faleceu em 1982, aos 29 anos, vítima de um câncer.