Emsurb promove ação educativa sobre descarte de resíduos

Serviços Urbanos
27/03/2019 15h26

Moradores do bairro Santos Dumont receberam, nesta quarta-feira, 27, orientações sobre o descarte correto de lixo, bem como esclarecimentos a respeito dos serviços prestados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no tocante ao descarte consciente. A ação educativa, desenvolvida em parceria com uma das empresas responsáveis pela limpeza pública da cidade, também esteve, nos últimos dias, no Ponto Novo.

Segundo a Diretoria de Operações, a escolha das localidades a serem visitadas é realizada após um mapeamento dos pontos de descarte irregular, feito por fiscais da Emsurb. Durante as abordagens, os educadores ambientais e os jovens aprendizes, integrados ao programa, informam também a respeito do Cata Treco, que recolhe móveis e objetos sem serventia.

Os moradores dos bairros comentaram sobre a iniciativa. "O projeto é importante porque consiste na reeducação da população, especialmente neste bairro onde é comum o descarte irregular", disse o comerciante do bairro Ponto Novo, Manoel Jacinto. “Tem gente que coloca lixo inadequado nas portas ou nas cabeceiras do canal, então os catadores sempre abrem e deixam o lixo exposto”, completou.

A moradora Rafaela Feliciano ficou satisfeita com a ação da Prefeitura e garante que irá seguir as recomendações dos agentes. “É interessante o trabalho de vocês, vindo de porta em porta para explicar melhor sobre os lugares corretos para jogarmos o lixo. Espero que todos os moradores coloquem os ensinamentos mais em prática”, afirmou a estudante.

Quem participa diretamente da campanha também comemora o sucesso da ação. Integrante do projeto há quase um ano e meio, Daniel Teles está empolgado. “A gente passou a ter mais conhecimento sobre o lixo, e mais consciência em casa também, e isso reflete positivamente na nossa formação”. 

Para a educadora ambiental Williane Santos, o trabalho vai muito além de esclarecimentos sobre questões ambientais. “Conscientização todo mundo tem, o que falta é um olhar crítico, uma sensibilização das pessoas para o problema real”, explica.

O programa, iniciado o ano passado pelo Bairro Industrial, já percorreu os conjuntos residenciais Parque dos Coqueiros e Beira Rio, no Inácio Barbosa, Orlando Dantas, Augusto Franco, e os bairros Siqueira Campos, 18 do Forte, Atalaia, Santo Antônio, Olaria, Soledade, Lamarão, Suíssa, Jabotiana, Novo Paraíso, América, Cirurgia, Getúlio Vargas, entre outros. A próxima localidade que receberá a ação educativa será o conjunto Almirante Tamandaré, no Santos Dumont.