Santa Maria recebe equipe de limpeza geral da Emsurb

Serviços Urbanos
27/03/2019 17h11

Esta quarta-feira, 27, foi mais um dia de limpeza geral no Santa Maria. Já a partir das 8h, moradores e comerciantes passaram a acompanhar, das suas casas e de seus comércios, a movimentação dos agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Uma equipe com mais de dez pessoas chegou logo cedo para realizar, no local, serviços de capinação, varrição, pintura de guias e roçagem manual (às vezes, também, mecanizada). 

Atento ao manuseio dos equipamentos pelos trabalhadores da empresa municipal, o aposentado Manoel Benedito Martins elogia a ação. Ele diz estar satisfeito com a atenção que o Santa Maria vem recebendo da Prefeitura, a partir da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. “Aqui está tendo coisa que nunca teve. Não fica mais lixo nas ruas como antes, é limpeza todo dia. Só precisa ter mais o apoio da população. Alguns ainda insistem em jogar lixo no chão, o que dá mais trabalho ao pessoal da limpeza”, testemunhou o aposentado.

“Perceber a presença de agentes de limpeza da Prefeitura, logo cedo, na comunidade, é muito bom, ainda mais em dia de chuva”, disse o dono da borracharia localizada na avenida Tiradentes, Elielson Silva de Jesus. 

“A gente abre a porta de casa e quando enxerga eles trabalhando, pra deixar tudo limpinho e organizado, acha maravilhoso”, completou a moradora da Alexandre Alcino, a dona de casa Maria Isabel Pereira.

De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da Diretoria de Operações (Dirop), Rodolfo Costa, conforme cronograma, a chamada limpeza geral chega a diversos bairros e é realizada de domingo a domingo. Nesta quarta, além do Santa Maria, mais 12 bairros estão sendo atendidos, dentre eles, Atalaia, Cidade Nova, Coroa do Meio, 18 do Forte, Bairro Industrial, Getúlio Vargas e Siqueira Campos. 

“São 640 agentes distribuídos em 39 equipes, trabalhando na limpeza pública da cidade de Aracaju. A atuação se dá no decorrer de toda a semana, alterando o número de equipes para menos apenas aos domingos”, informou Rodolfo. Ele acrescentou que as equipes de limpeza geral também atuam nas praias e canais.

Monitoramento

Ainda nesta quarta, no bairro Santa Maria, a Emsurb está monitorando algumas áreas objetivando identificar a existência de descarte irregular de lixo. “Além da regularidade da coleta domiciliar, que ocorre às terças, quintas e sábados, a Emsurb disponibiliza para o Santa Maria 13 caixas estacionárias, sendo uma para descarte de entulhos e 12 para o descarte de lixo”, explicou o responsável pela gerência.