Prefeitura de Aracaju conclui formação de Nudec no Bairro Industrial

Defesa Civil
27/03/2019 17h59

Na tarde desta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), concluiu a formação do Núcleo Comunitário da Defesa Civil da Capital (Nudec) do Bairro Industrial. O encontro, orientado pela Defesa Civil de Aracaju, ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pedro Averan, onde os moradores capacitados receberam os certificados de conclusão.

De acordo com levantamento da Defesa Civil, o bairro é um dos pontos da capital onde há maior número de ocorrências. Dessa forma, a presença do Nudec será fundamental para auxiliar na redução de riscos na região. Segundo o coordenador do órgão, major Sílvio Prado, o contato com os moradores do bairro servirá ainda como uma via de mão dupla, auxiliando na prevenção de acidentes. "Tivemos uma boa adesão dos moradores, que demonstraram um interesse em fortalecer a Defesa Civil dentro do bairro. Além disso, são pessoas que têm muita experiência e conhecem o bairro como a palma da mão, pois vivem na região há muitos anos, então terão muito a acrescentar", aponta o major.

Um dos membros do novo Nudec é a dona de casa Silvânia Duarte, moradora do bairro há seis anos. Ela considera que a aproximação entre a Defesa Civil e a comunidade já traz benefícios. "Eu mesma tinha um problema com infiltração, que antes não sabia como resolver", afirma Silvânia. Ela conta que, com a chegada da Defesa Civil, foi muito mais fácil solucionar o problema. Dessa forma, ela acredita que, com a formação, ficará mais atenta a possíveis riscos que presencia no dia a dia.

Já Ana Maria dos Santos Silva mora no bairro desde que nasceu. Para ela, participar da formação do Nudec foi, antes de tudo, uma aprendizagem. "Foi muito bom, pois aprendemos muitas coisas, e agora sabemos como agir. Tudo isso é um bom ensinamento para todos nós, que agora teremos esse grupo unido para evitar acidentes", comemora Ana Maria.

Para a coordenadora do Cras Pedro Averan, Karla Santos, a presença do Nudec no Bairro Industrial é de extrema relevância. "Como é uma área de risco, essa aptidão da população vai contribuir com a resolutividade dos problemas. Então ficamos muito agradecidos e entendemos que realmente teremos um resultado muito positivo", afirma a coordenadora.