Enfermeiras são homenageadas por resultados de exames citopatológicos

Saúde
27/03/2019 20h34

Ainda em alusão ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu a certificação de enfermeiras e Unidades Básicas de Saúde (UBS) com melhores resultados nos exames citopatológicos em 2018. O encontro foi realizado no auditório da SMS, na tarde desta quarta-feira, 27.

A prevenção do câncer de colo de útero é uma das frentes de trabalho no atendimento à mulher que é desenvolvido nas unidades básicas. “É realizado o exame, chamado popularmente de exame de lâmina, preventivo ou papanicolau e, anualmente, nós distribuímos para as unidades metas de trabalho baseadas nos parâmetros do Ministério da Saúde. Antes, não contabilizávamos individualmente, mas, no ano passado, passamos a computar separadamente por profissional que fez a coleta”, explicou a coordenadora da Rede de Programas de Atenção à Saúde, Cristiani Ludmila Borges.

Segundo a coordenadora, a gestão entregou os certificados como uma forma de reconhecimento do trabalho realizado. “É uma homenagem simbólica para os enfermeiros que se esforçaram mais, mas precisamos fazer mais exames. Apesar de termos estas ofertas nas unidades, ainda têm muitas ocorrências de câncer de colo de útero, às vezes diagnosticado em fase tardia e que leva até o óbito de mulheres”, alertou.

Homenagens

Para o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, foi uma bela iniciativa da SMS em premiar os enfermeiros e gerentes que se destacaram coleta de citopatológico. “Essa ação vem para incentivar os profissionais a executar e alcançar as metas acordadas e, principalmente, oferecer uma melhor qualidade na assistência à saúde da população. Esta certificação dos profissionais é para estimulá-los a fazer mais exames e, ao mesmo tempo, fazer com que se sintam prestigiados por terem executado o trabalho de uma forma tão correta”, enfatizou.

No evento, foram homenageadas 16 enfermeiras, duas por cada uma das oito Regiões de Saúde da capital, além das três gerentes das UBS que mais realizaram os exames e uma homenagem póstuma à enfermeira da UBS Niceu Dantas, Magaly Ferreira Santos, falecida em julho do ano passado. “Até o falecimento dela, Magaly já tinha realizado 181 exames de citopatológico do colo do útero e tivemos a honra de receber a família dela aqui para receber a nossa singela homenagem por tantos anos dedicados à Saúde de Aracaju”, ressaltou Cristiani Ludmila.

Para a enfermeira da UBS Eunice Barbosa, bairro Coqueiral, Dayse Gomes Rocha, que ficou em primeiro lugar na coleta citopatológica, com cerca de 500 exames realizados ao longo do ano passado, foi muito gratificante ter o reconhecimento. “Desde antes eu mesma já fazia o levantamento de quantas mulheres atendia por ano. Na verdade, esta gestão me surpreendeu de reconhecerem isso, eles mesmos foram atrás dos dados, eu nem sabia. Gostei muito e compactuo com a ideia da gestão de estimular os outros a fazerem mais exames, pois nosso trabalho salva vidas”, emocionou-se.

Além de Dayse, receberam o certificado as enfermeiras: Normacley Cisneiros, Raquel Tavares, Francisca Gilmara de Castro, Pauliana Vieira, Simone de Góis, Edilene Dantas, Ana Paula Brito, Suzy Verena Bitencourt, Nívia Patrícia Valença, Heyne Rejane de Araújo, Agda Pimentel, Almerinda Barreto, Cristina Garcez, Jerlândia Kélvia Lima e Kátia Campos Rocha. As gerentes que receberam a certificação foram: Rosângela Lima de Assis da UBS Osvaldo Leite, Evelyn Lobo Santana da UBS Niceu Dantas e Priscila Monise Nascimento Costa da UBS Dona Sinhazinha.