Ocupe a Praça especial ao aniversário de Aracaju traz música, teatro e muito diálogo para o Centro Cultural

Cultura
27/03/2019 23h43

Em 1980, Sergipe vivia sob o auge da ‘juventude dourada’, entre a intensidade dos encontros de luz, cor e música. Encarando de forma ousada o ‘Circo Voador’ do Rio de Janeiro, o visionário Jorge Lins de Carvalho ergue na zona sul de Aracaju, o “Circo Amoras e Amores”. O espaço, aberto há 33 anos, foi palco da comunhão de artistas das mais diferentes áreas unidos pelo espírito de transgressão e irreverência. Na noite desta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em homenagem aos 163 anos da cidade, realizou um tributo à trajetória unânime do movimento cultural no “Ocupe a Praça”, além de uma programação diversificada, envolvendo a arte em geral. A realização do projeto é do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira.

“O Amoras e Amores é uma produção de, aproximadamente,  30 anos, mas que guarda a sua atualidade exatamente por ser moldada de cultura e arte. Por isso, planejamos celebrar a nossa identidade a partir desse movimento, bem como o ‘Circo Voador’. Assim montamos uma programação diversa como parte das atividades de aniversário de Aracaju  neste mês. Além disso, foi preciso ter uma responsabilidade ainda maior, o de unir esse evento a contemporaneidade, porque hoje celebramos o Dia Internacional do Teatro e do Circo”, ressaltou Cássio Murilo, presidente da Funcaju.
 
O ‘Circo Amoras e Amores’ é cria do grupo teatral ‘Raízes’,  integrado por nomes como Lineu Fontes, Jorge Gois, Eduardo Galego e Jorge Lins. Nasceu da busca por um espaço alternativo para apresentar as performances cênicas deles e de outros artistas que protagonizaram uma efervescente interação entre teatro, música, dança e, mais tarde, tornou-se uma das primeiras casas de show na época. Jorge Lins assumiu o papel de porta-voz e animador do Circo, conhecido por suas atuações e projetos desenvolvidos na cena teatral. "Na época estava tão preocupado em fazer acontecer, que só depois descobri o quanto o ‘Amoras e Amores’ influenciou uma geração”, disse.

Para a noite de celebração do ‘Ocupe a Praça’, Jorge Lins preparou uma peça teatral rememorando a atuação do ‘Circo Amoras e Amores’. O produtor cultural explicou, durante o amplo debate com a plateia presente no Liquidifica Diálogos, como foi preparar tudo para uma nova geração com tantos desafios culturais. “Indescritível! A maioria das pessoas que está aqui desconhece ou não lembra dessa nossa história, mas hoje estão todos entendendo o que, de fato, representou para o cenário noturno da capital, e a gente é operário deste processo”, afirmou Lins.

O fundador do ‘Circo Voador no Rio de Janeiro, Perfeito Fortuna, foi o convidado de honra da noite. Ele também participou do Liquidifica Diálogos, deixando o público sergipano maravilhado com suas histórias. “Daqui desse Centro Cultural, com essa plateia, eu pude tirar uma a energia para trazer o encantamento, isto é, a matéria-prima para o encantamento está acontecendo neste lugar, além do respeito de todos os realizadores para com os convidados. Estou muito agradecido pelo convite de participar desse momento”, afirmou o ator.  

A sergipana Laís Maciel, produtora teatral, relatou suas visitas a cena cultural de Aracaju, inclusive participando ativamente de várias edições do ‘Ocupe a Praça’, e declarou que ficou muito grata, principalmente, pelo diálogo enriquecido desta noite. “A capacidade de comunicação foi forte no Liquidifica de hoje. Podemos constatar que só a arte salva e nós mesmo que devemos fazer”, destacou.

O jornalista Leonardo Maia de Alencar disse estar encantado com a novidade de trazer o enredo sobre o circo, ressaltando a relevância de ser realizado em um espaço cultural e na praça pública para alavancar novas ideias. “Esse projeto do NPD permite ter acesso às artes e à cultura de forma acessível e pública, inclusive com o potencial transformador da música”,  comentou.

Ao final do evento, o público pôde curtir as releituras das músicas tocadas nacionalmente, na época, autoral. Dentre a diversidade de ritmos, destacaram-se: Donali, Corações Partidos, Cidade Dormitório e Mestre Madruguinha. Marcaram presença no evento, a produtora cultural Solange Gomes; o presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundcact), Gaspeu Fontes; o deputado Iran Barbosa; dentre outros.