Saúde informa que foram prorrogadas as inscrições para o curso de especialização do Hospital Sírio-Libanês

Saúde
28/03/2019 16h56

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prorrogou, até o dia 3 de abril, as inscrições do curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (Espie), com foco na qualificação da gestão, promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Para a Região de Aracaju, o curso está disponibilizando 40 vagas, sendo necessário ter nível superior em qualquer área. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 60% para gestores e trabalhadores; 30% para pesquisadores e 10% para representantes da sociedade civil que tenham participação em conselhos ou associações de saúde.

De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, esta é a terceira edição do curso de pós-graduação, mas pela primeira vez foram ofertadas vagas para Aracaju. “Convidamos os trabalhadores do SUS Aracaju para se inscreverem, pois serão realizados quatro projetos de relevância para a gestão, onde serão transformados em políticas de saúde e executados no próprio município", explicou

Projetos

Deverão ser realizados quatro projetos de intervenção com os seguintes temas: Regulação em Saúde; Teleconsultoria em Saúde; Processo de Trabalho Informado por Evidência - Unidade Básica de Saúde (UBS) 17 de Março. Como estão sendo ofertadas 40 vagas, os inscritos serão divididos em quatro grupos de 10 pessoas e cada grupo ficará responsável por um desses temas.

O curso

Os representantes do IEP do Hospital Sírio Libanês, Anderson Torreão e Marcelle Benetti, serão os facilitadores do curso, que será semipresencial e as aulas presenciais acontecerão no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) durante três dias por mês, sempre às terças (manhã, tarde e noite), quartas (manhã, tarde e noite) e quintas-feiras (manhã e tarde).

“As pessoas que irão se inscrever devem observar que, além de nível superior, precisam de uma carta de anuência da secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, porque serão dispensados do trabalho nos três dias de aula por mês. O curso terá uma carga horária de 360 horas, precisam ter, pelo menos, 85% de frequência. Os inscritos serão selecionados pelos técnicos do IEP do Hospital Sírio Libanês, que irão analisar os currículos enviados no ato da inscrição", informou a técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Camille Arruda.

Cronograma

No dia 18 de abril serão divulgados os nomes dos inscritos e a partir desta data até o dia 25 de abril será a realização e confirmação da matrícula.  O início da pós-graduação está previsto para o dia 7 de maio de 2019, com finalização em dezembro de 2020. O curso é promovido pelo Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, por meio da SMS, e com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) de Sergipe e do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE). Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas através do edital do processo, que pode ser acessado clicando aqui.