Moradores do bairro Santos Dumont aprovam a construção de Ecoponto na localidade

Serviços Urbanos
29/03/2019 10h28

A instalação de um Ecoponto na rua Jane Bonfim, no bairro Santos Dumont, animou os moradores da comunidade. A autorização para a construção de mais três Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos), pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no último dia 19, está entre as soluções criativas da Prefeitura de Aracaju para combater o descarte irregular na capital.
 
O carpinteiro Rogério Calumbi do Porto, que reside vizinho ao local onde será erguida a nova estação de entrega, comemorou a ação. Segundo ele, a instalação de um Ecoponto transformará a paisagem do seu bairro. “Estou confiante pela chegada desse Ecoponto e, mais feliz ainda, por saber que será vizinho a minha casa. Espero que as pessoas contribuam com a Prefeitura para manter a nossa comunidade sempre limpa e agradável”, destacou.

A dona de casa Beniene Andrade Santos Conceição, que também mora na rua Jane Bonfim, ressaltou a participação da população para que o objetivo da gestão seja alcançado. “Fico triste ao perceber as pessoas despejando lixo nas esquinas e até mesmo em algumas praças aqui no Santos Dumont. Temos que pensar que, com a cidade suja, todos nós perdemos. O lixo atrai insetos e ratos e, assim, vem as doenças. Por isso, temos que fazer a nossa parte também”, enfatizou ela, que mora na localidade há mais de 20 anos. 

Os Ecopontos, administrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), seguirão o mesmo modelo de construção iniciado no ano passado no bairro Industrial. O espaço destinado à entrega dos resíduos no bairro Santos Dumont, ocupará uma área de 945,83 m², de um terreno pertencente à Prefeitura. Nele, a população poderá contar com duas caixas estacionárias de 5 m³, para os chamados volumosos, como podas, móveis grandes, embalagens e outros resíduos de origem não-industrial, além de uma caixa para resíduos da construção civil de 30 m³ e seis contentores de 240 litros para resíduos recicláveis e eletrônicos. As obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.

Planejamento Estratégico
 
A construção dos Ecopontos está dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, no que se refere à destinação dos resíduos sólidos. Além do Santos Dumont, o bairro Coroa do Meio e o conjunto residencial Jardim Esperança, localizado no bairro Inácio Barbosa, receberão as estações. A meta da administração municipal é entregar à população, até 2020, dezoito unidades de coleta. “A nossa intenção é que os Ecopontos passem a fazer parte da rotina dos aracajuanos que, passarão a realizar o descarte de resíduos de forma correta e consciente”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.