Dia da Saúde e Nutrição é lembrado pela boa alimentação aliada às atividades físicas

Saúde
29/03/2019 17h46

Para lembrar o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), chama atenção para a prática da boa alimentação e da atividade física como formas de manter a saúde em dia.

Inicialmente, o dia 31 de março foi inserido no calendário oficial do Ministério da Saúde com foco apenas na alimentação equilibrada, variada e colorida. Porém desde o ano passado, as ações de políticas públicas relacionadas à data passaram a dar mais importância à comida do lar e à volta das preparações simples, baseadas em alimentos naturais, como explica a referência técnica de Nutrição da SMS, Vanessa Barreto.

"As pessoas passam muito tempo longe de casa e, cada vez mais, comem fora de casa. Muito dos nossos servidores, pela facilidade dão preferência à praticidade e acabam comendo no Shopping, por ser uma alternativa perto do trabalho, e terminam abusando e não se lembrando da importância nutricional dos alimentos. A preocupação é orientar a população para o consumo de alimentos o menos processado possível", explicou.

Ainda segundo Vanessa, é a comida caseira e saudável, como está exposta na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que compõe a concretização do direito humano à alimentação adequada. "O propósito é garantir a qualidade dos alimentos colocados para consumo, a promoção de práticas alimentares saudáveis, a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais. Bem como o estímulo às ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos", argumentou.

Para ajudar a população brasileira no processo da melhoria da alimentação, o Ministério da Saúde elaborou o Guia Alimentar, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. O guia oferece várias dicas de combinações saudáveis, respeitando as diferenças regionais e sugerindo alimentos e bebidas de fácil acesso para os brasileiros. Para acessar a publicação, clique aqui.

Atividade Física

Mas apenas uma boa alimentação não é suficiente para manter a saúde do corpo. E foi pensando nisso que a SMS, através do Programa Academia da Cidade, criou o projeto ‘Mexa-se Servidor', uma ação que reúne a realização de práticas esportivas, como a ginástica de baixa intensidade, dentro do próprio ambiente de trabalho, sempre às terças e quintas-feiras. Cada aula dura 15 minutos e as sessões contam com exercícios de alongamentos de diversas partes do corpo, tudo para evitar a incidência de doenças relacionada ao ofício.

Para o coordenador do programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, o projeto traz saúde para o trabalhador, evitando que eles sofram lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais. "O ‘Mexa-se Servidor' surgiu como uma proposta dentro do PAC, levando saúde a todos os setores da SMS, com movimento e muita interação entre as pessoas, através de exercícios. Além disso, incentivamos os trabalhadores à prática esportiva fora do trabalho", afirmou.