Prefeitura realiza caminhada pelo Centro Histórico em comemoração aos 164 anos de Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
29/03/2019 16h37

Como parte das comemorações dos 164 de Aniversário da capital, a prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), realizará neste sábado, a partir das 9h, uma caminhada pelo Centro Histórico de Aracaju com representantes do trade turístico, guias de turismo e secretários municipais. Além de comemorativa, a caminhada servirá de observatório para que seja criada uma nova roteirização turística, usando a prática de free walking tour (caminhada guiada gratuita). 

O grupo sairá do Centro de Turismo com passagens pelas praças Olímpio Campos e Fausto Cardoso; calçadão da rua João Pessoa; praça General Valadão, com visitação ao Centro Cultural de Aracaju; finalizando na área dos mercados centrais, onde haverá visitação ao conjunto dos mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco. Em cada local visitado, um guia de turismo e um professor da Universidade Tiradentes (Unit), parceira na ação, farão paradas para contar a história e curiosidades de cada ponto. 

A ideia surgiu a partir de observações e vivências realizadas pela turismóloga da Semict, Carla Levita, que viu na prática dos free walking tours europeus uma boa estratégia de promover novos roteiros turísticos na cidade, alinhado ao planejamento estratégico da gestão, na meta Ocupação do Centro Histórico. “Normalmente, nos city tours tradicionais, os turistas ficam limitados a observar a cidade pela janela de um ônibus turístico, sem possibilidade de conhecer a história daqueles locais que estão visitando, e através da meta do planejamento, veio a ideia de se trazer o free walking para Aracaju, porque nosso centro tem uma importância cultural e histórica muito grande e que não pode deixar de ser considerado como um atrativo a ser oferecido a quem nos visita. Minha história é formada a partir do Centro, onde nasci e vivi boa parte de minha infância, são momentos referenciais de muito orgulho para mim, então, se como moradora, o centro da minha cidade têm vital importância, como não mostrar para o nosso visitante?”, refletiu.

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem em Sergipe (ABAV/Se) e também representante da Confederação Nacional do Turismo no Estado, João Ávila, avalia positivamente que “a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira tenha se preocupado com a revitalização do Centro Histórico da Cidade”, através de ideias criativas como essa caminhada comemorativa. “Quero parabenizar o prefeito e também o secretário Ricardo por essa visão de trazer o turista para o Centro Histórico com uma bela caminhada pelas ruas e praças de Aracaju, onde o visitante vai ter contato com nossa história, com nosso povo, nossos costumes, nossas riquezas culturais, gastronômicas e nosso fantástico conjunto arquitetônico que forma o quadrilátero do Centro Histórico”, destacou. 

A arquiteta e urbanista Ana Libório é uma profunda conhecedora da constituição da capital e da riqueza do patrimônio arquitetônico e cultural do Centro Histórico. Ela realça a iniciava da caminhada como um atrativo para o turista e uma oportunidade de se criar um novo roteiro turístico, permitindo que o Centro Histórico seja descoberto por quem nos visita. “Estou super feliz em ver que a Prefeitura vai realizar esse tipo de passeio com turistas, um passeio que a gente faz intuitivamente, e eu considero muito importante oferecer algo além do habitual turismo de sol e praia, porque Aracaju tem muito mais a oferecer ao turista”, avaliou.

Ana Libório também registrou que “o Centro é ideal para se caminhar, com uma área plana, fácil de andar a pé”. “A escala urbana para pedestre é muito confortável; tem a brisa do rio Sergipe, a beleza dessa paisagem natural, vários prédios históricos como o Palácio Olímpio Campos, as pinturas neogóticas, a Catedral, o Centro de Turismo, o calçadão da João Pessoa com seu comércio bem movimentado, cheio de vitalidade, a Praça General Valadão, que é um livro aberto, onde o turista vai conhecer os vários estilos arquitetônicos, e chegar na cereja do bolo, que é a área dos mercados centrais. Que bom que vocês estão tomando essa iniciativa”, comemorou. 

Como arquiteto e urbanista de formação, o diretor de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Mascarello, defende uma maior exploração turística no Centro Histórico da cidade. Para ele, o turista que sai de sua cidade procura novidades e histórias que enriqueçam sua viagem. Ele destaca que “esse tipo de caminhada ajuda a perpetuar a memória da cidade” e oferece ao visitante raros momentos de conhecimento da história da capital. “Conhecer e conservar o passado é um elemento básico para a constrição do futuro. Quando a nossa assessora, Carla Levita, trouxe o projeto, fruto de seus estudos e observações nesse tipo de evento em países da Europa, de imediato começamos a articular esforços para que essa primeira caminhada servisse de piloto para tornar essa caminhada comemorativa em uma ação regular de roteirização turística”, finalizou.