Prefeitura garante que maioria dos atendimentos médicos pode ser feita nas unidades básicas

Saúde
29/03/2019 18h54

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que tem capacidade instalada para ofertar mensalmente quase 10 mil consultas médicas de demanda espontânea nas unidades básicas (UBS), que fazem parte da Rede de Atenção Primária (REAP) do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.

“Isso quer dizer que a Atenção Básica do SUS Aracaju oferta 483 consultas de pequenas urgências por dia. Quando uma pessoa apresenta uma febre baixa, uma dor lombar, uma infecção urinária, dor de cabeça ou dor abdominal, por exemplo, ela não precisa ir a um hospital, é só chegar à sua UBS de referência e solicitar atendimento. Quando o paciente tem um mal-estar como um resfriado, uma descompensação de pressão arterial ou uma tosse, ela pode ser atendida na UBS do bairro”, reforçou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Atualmente, a Reap dispõe de 44 UBS, que funcionam de 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e oferta aproximadamente 1.800 consultas médicas por dia. Destas, cerca de 1.270 são consultas agendas. “É bom que as pessoas tenham conhecimento que existem as consultas programadas, aquelas agendadas, mas ofertamos também as consultas de demanda espontânea, quando a pessoa se sente mal e pode ir à UBS, ao invés de ir aos hospitais. Nos casos mais simples, se as pessoas procurarem mais as unidades básicas,  consequentemente teremos menos espera nos hospitais de Aracaju”, enfatizou Waneska.

Cobertura

A população de Aracaju tem uma cobertura de 74% da Atenção Básica. “Dentro das nossas UBS trabalhamos com o foco na prevenção, que é um acompanhamento mais direto com o usuário, mas ofertamos o serviço para pequenas urgências, que são bastante resolutivas. Dos casos de urgência atendidos nas unidades básicas, mais de 90% dos casos podem ser resolvidos na Atenção Primária. No mês de fevereiro, por exemplo, obtivemos 20.708 atendimentos na Reap e somente 111 foram encaminhados para a Rede de Urgência [Reue]. Evidenciamos assim que os atendimentos de casos agudos têm bastante resolutividade nas unidades básicas de saúde”, explicou a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante.

Nos hospitais do município são realizados cerca de 25 mil atendimentos por mês, 15 mil no Nestor Piva (Zona Norte) e 10 mil no Fernando Franco (Zona Sul). “Somados aos atendimentos na Reap, temos aproximadamente 35 mil atendimentos por mês no SUS de Aracaju, o que é uma grande oferta, considerando que ainda a existência de outras redes, como a de especialidades e a psicossocial”, ressaltou a diretora.