Prefeitura reúne mulheres do Coqueiral para falar sobre empoderamento e empreendedorismo

Assistência Social e Cidadania
29/03/2019 18h20

Em momento de crise, um dos principais desafios para quem não tem uma ocupação é se reinventar, encontrar alternativas, apostar em ideias e acertar. É mais ou menos assim que  funciona o empreendedorismo. Para incentivar, mostrar as possibilidades e pontos positivos para investir na prática, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, nesta sexta-feira, 29, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria José de Menezes, localizado no bairro Coqueiral, uma manhã de conversas e compartilhamento de experiências. O encontro, denominado ‘Café com Mulheres', reuniu aproximadamente 30 chefes de família que frequentam a unidade da Assistência Social para discutir sobre empoderamento feminino e empreendedorismo.

Empoderamento é sinônimo de atribuir domínio sobre determinada situação, condição ou característica. Dentro do empreendedorismo, o empoderamento funciona como um mecanismo que fortalece o indivíduo e mostra que todo ser é capaz de obter sucesso na área. As mulheres criativas, com visão de futuro, força de vontade e determinação, por exemplo, tem grandes chances de crescer profissional na área. O Café com Mulheres teve como objetivo, identificar essas mulheres e incentivá-las, dar oportunidades e mostrar o trabalho desenvolvido pela gestão municipal para contribuir com o futuro profissional de cada uma, como os cursos e capacitações ofertadas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

De acordo com a coordenadora do Cras, Vanessa Côrtes, esse é o primeiro encontro do grupo, que deve se reunir a cada 15 dias. Para ela, essa é uma oportunidade de mostrar às usuárias das Políticas Públicas de Assistência Social que elas conseguem gerar renda sem sair de casa. "Muitas dessas mulheres já participam de diversas atividades aqui no Cras, são cursos, palestras, entre outras, que já tem como proposta mostrar que elas podem ser donas dos seus próprios negócios e crescerem assim. Aqui, estamos reforçando que todo esse aprendizado é para ser colocado em prática e não deixar guardado", disse.

A voz de uma pessoa com experiência no mercado conta muito quando o assunto é motivação. Pensando nisso, o encontrou recebeu a participação da educadora social e empreendedora, Lilian Gonçalves Pereira, que relatou um pouco do seu percurso no micro-negócio. "Na verdade, o que eu vim fazer aqui foi dar uma injeção de ânimo e estímulo nelas. Além do meu trabalho, senti a necessidade de ter outra ocupação que complementasse a minha renda, fui atrás disso. Tive que vencer muitos obstáculos, crenças limitantes, comecei a acreditar em mim e hoje posso dizer que obtive sucesso", pontuou.

Motivação para seguir a diante

Muitas mulheres que participam do encontro já iniciaram a vida empreendedora ou até tentaram, mas não seguiram em frente. A Maria Aparecida Conceição e a Cristiane dos Santos são dois exemplos de mães, esposas, dona de casa e microempreendedoras que começaram com um pequeno negócio, mas que pretendem ir muito mais além.

"Simplesmente eu comecei fazendo os meus geladinhos cremosos. Comecei porque tinha dias que eu procurava um real e, inúmeras vezes, não tinha. Fui a uma lan house, fiz a impressão de uma plaquinha de vende-se geladinho, fiz um freezer cheio e hoje todo mundo conhece o meu material aqui na comunidade. O próximo passo agora é comprar um freezer maior e fazer geladinho gourmet para vender. Inclusive, já comecei a estudar várias receitas", relatou Cristiane dos Santos.

"Comecei a investir ainda com o dinheiro do Programa Bolsa Família, graças aos incentivos do Cras que, na verdade, é um grande parceiro em minha vida. Hoje, faço marmitas e entrego em diversos locais de Aracaju. Com isso, consegui comprar a minha casa. É, realmente, um processo de transformação de vida e que vem dando certo e tenho ainda mais convicção que futuramente será ainda melhor", conta a cozinheira Maria Aparecida.