Membros do Comitê de Crise discutem medidas preventivas com o comandante da Capitania dos Portos de Sergipe

Serviços Urbanos
29/03/2019 19h04


Por orientação do prefeito Edvaldo Nogueira, integrantes do Comitê de Gerenciamento de Crise da gestão municipal, reuniram-se, na tarde desta sexta-feira, 29, na sede da Capitania dos Portos de Sergipe, com o capitão de fragata Alessandro Black. O objetivo do encontro foi discutir as situações apresentadas em três áreas do município de Aracaju que ocasionam transtornos à população com a chegada do período de chuvas mais fortes.

O acúmulo de areia próximo a entrada do rio Poxim nas regiões da 13 de Julho e Praia Formosa que interfere, diretamente, no escoamento das águas do canal da avenida Anísio Azevedo, foi um dos temas tratados pelos gestores, bem como a atuação dos órgãos municipais para amenizar os efeitos dos alagamentos na localidade.

A segunda região analisada foi a referente ao bairro Coroa do Meio, no que diz respeito a redução do nível do rio Sergipe e o impacto das águas do estuário naquela localidade. A ação do rio Poxim nos conjuntos JK e Santa Lúcia, no bairro Jabotiana, no tocante ao nível do canal que margeia as duas unidades habitacionais, também foi pauta da reunião.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, o encontro foi muito proveitoso. “Discutimos vários aspectos técnicos para, posteriormente, decidirmos junto ao demais membros do comitê quais medidas poderão ser implementadas nas três regiões. A orientação do prefeito Edvaldo Nogueira é que todos os órgãos envolvidos somem esforços para minorar possíveis transtornos à população aracajuana”, enfatizou.

Participaram da reunião o secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida e o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. 

O comitê
 
O Comitê de Gerenciamento de Crises foi criado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em 2017. Ele cumpri um dos compromissos firmados pelo gestor com a população aracajuana, após as chuvas que ocorreram na cidade, naquele mesmo ano, ao mesmo tempo em que, por meio do Plano de Contingência, prepara a cidade para enfrentamento às situações adversas. O comitê reúne órgãos e secretarias como a Defesa Civil, Guarda Municipal, Emsurb, Emurb, Assistência Social, Saúde, Defesa Social, Meio Ambiente e Comunicação.