Moradores comemoram transformação da avenida Canal 3

Agência Aracaju de Notícias
30/03/2019 08h00

“Estou encantada”. Foi de forma efusiva que dona Júlia dos Santos, moradora do conjunto Augusto Franco há 34 anos, falou sobre a obra que transformou a avenida Caçula Barreto, popularmente chamada de Canal 3. Assim como ela, os demais moradores da localidade aguardavam há tempos a conclusão da obra que ficou paralisada por mais de dois anos, durante a gestão passada, e foi retomada e concluída na atual administração. Na noite desta sexta-feira, 29, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou a entrega da obra de insfraestrutura que vai contribuir significativamente para a mobilidade e acessibilidade da região. 

“Acompanhei tudo de perto e fiquei transtornada quando a obra ficou paralisada porque achávamos que ia ser concluída logo, mas, não foi. Só com essa gestão que a gente viu a coisa andar. Estou muito feliz por ver como ficou lindo. A Prefeitura fez tudo ficar arrumadinho e dá gosto de passear de uma ponta a outra da avenida”, afirmou dona Júlia. 

A empolgação da moradora era sentimento compartilhado com outros residentes do entorno da Caçula Barreto, como o casal Rosemere  e Antony Moron Gedeon. “Moramos aqui há quatro anos e desejávamos muito ver essa obra concluída. Às vezes, formava uma piscina de esgoto na avenida e tinha muito rato, mosquitos. Agora, a gente nem consegue ver resquício da avenida de antes. Ficou perfeita essa obra”, ressaltou Rosemere e o marido concordou. “Foi feito um trabalho de muita qualidade que nos deixa com muito orgulho da escolha de vir morar no Augusto Franco”, completou Antony. 

Com cobertura do canal, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), implantou 800 metros de ciclovia e construiu cerca de quatro mil metros quadrados de calçadas. No total, a pavimentação asfáltica resultou em 2,5 km de vias com total infraestrutura, onde foram aplicadas três mil toneladas de asfalto.

Essa obra veio para alegrar também o senhor Givaldo dos Santos que, diariamente, percorre boa parte do conjunto em sua bicicleta. “A ciclovia ficou a coisa mais linda. Não tem mais o problema dos buracos, da falta de calçamento, do fedor do esgoto. Podemos passar tranquilamente pela avenida e ainda admirar a mudança do conjunto que está cada dia melhor”, considerou.

Com um investimento de aproximadamente R$ 5,4 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, a obra promoveu uma intensa transformação e é uma demonstração do compromisso da gestão. “A gente, agora, sabe que a promessa do prefeito foi cumprida. Uma das coisas que preocupava era que, como a avenida não era bem iluminada, nem calçada, as pessoas não se sentiam seguras em passar por ela. Depois da obra, o que mais vejo é gente para lá e para cá, mesmo durante a noite, coisa que era rara. Realmente, ficou muito boa e, particularmente, estou muito contente”, destacou o senhor Valdemir dos Santos. 

Dona Maria Ester Barros viu os primeiros anos do conjunto Augusto Franco e, agora, comemora a melhor fase da localidade, até então. “Essa obra foi de suma importância porque a gente se sente valorizado, afinal, o lugar que moramos está mais cuidado, mais bonito. Tudo isso é motivo de muita alegria porque era algo que desejávamos há tempos. Não temos do que reclamar apenas agradecer”, concluiu.