Praia Formosa apaga as luzes em adesão ao movimento Hora do Planeta

Agência Aracaju de Notícias
30/03/2019 21h56

Aracaju, assim como outros vários pontos do Brasil, aderiu ao movimento mundial “Hora do Planeta”. Às 20h30, as luzes da Praia Formosa se apagaram durante uma hora, uma ação simbólica que teve como objetivo chamar a atenção para o aquecimento global. Antes do momento alusivo, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou um momento de conscientização no local do ato com abordagem à população e entrega de mudas. 

Criado em 2007 pela organização não governamental (ONG) WWF, em 2019, a Hora do Planeta contou com a adesão de 95 cidades brasileiras.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, César Viana, este é um momento simbólico, porém, de muita importância para o mundo. “Precisamos chamar a atenção das pessoas para a degradação do meio ambiente. As mudanças climáticas que estamos vendo é uma demonstração forte de que o planeta está pedindo socorro. Precisamos tomar atitudes positivas agora e esta ação que desenvolvemos na Praia Formosa é apenas um dos meios que utilizamos para fazer esse alerta”, destacou.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, a intenção é que continuemos não só por essa hora. “A marca do movimento é o 60+, justamente para que a gente perceba que não é só essa hora, mas sempre. Temos que pensar nas gerações seguintes, mas, também no hoje porque as mudanças já estão acontecendo e é necessário que estejamos sempre alertos. Se cada um fizer um pouco, já é muito”, ressaltou.

Um dos idealizadores da Hora do Planeta em Sergipe, William Soares, destacou que a idéia não é somente apagar as luzes. “Quando apagamos as luzes, não é para dizer, apenas, para reduzir o consumo de luz, é para chamar a atenção para o consumismo como um todo, principalmente para os recursos naturais. Eu parabenizo a Prefeitura por ter continuado a aderir ao movimento e espero que seja sempre assim”, afirmou. 

Ao apagar das luzes, as equipes da Sema e dos idealizadores se reuniram em uma roda com tochas acessas como um ato simbólico de proteção ao meio ambiente. 

Histórico

A “Hora do Planeta foi criada em 2007 pela Rede World Wildlife Fund (WWF), que foi traduzido como Fundo Mundial da Natureza.  A primeira realização do evento foi na Austrália, mobilizando cerca de dois milhões de habitantes. A Organização não Governamental (ONG) WWF tinha o objetivo de reduzir aproximadamente 5% de consumo de energia elétrica da cidade, mas o resultado foi além do esperado, com 10% de redução no consumo de energia. 

Segundo a WWF, o movimento de apagar as luzes ainda é um alerta necessário sobre os impactos das mudanças climáticas, que estão cada vez mais constantes e intensos. No Brasil, esses desastres incluem recorde no número de queimadas, perdas na produção pela extensão do período seco e o racionamento de água que se estende pelo país.