Ações preventivas surtem efeito positivo nos dias chuvosos

Defesa Social e Cidadania
01/04/2019 14h00

As precipitações aguardadas para o último final de semana resultaram na intensificação do monitoramento das áreas mais vulneráveis na capital. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém suas ações voltadas a redução de transtornos para a população. Além do trabalho preventivo, que vem ocorrendo desde 2017, as equipes se mantêm em atenção e colocam em prática estratégias que possibilitam uma rápida resposta, diante das necessidades que possam surgir.

Com um acumulado de, aproximadamente, 60mm de chuva, durante o final de semana, a cidade não teve registro de ocorrências, como avalia o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida. "As ações não tiveram início agora. Elas vêm sendo implementadas desde 2017, de forma preventiva. São adotadas medidas como limpeza dos canais, desobstrução de bueiros, formação de Núcleos de Defesa Civil nas comunidades, além da orientação para a população e campanhas sobre o descarte irregular de lixo. Então, é um conjunto de obras e de ações da Prefeitura de Aracaju que culminam no sucesso dos trabalhos no período chuvoso", indicou o secretário.

Durante todo o final de semana as equipes estiveram monitorando todas as regiões da capital, com especial destaque para áreas com maior risco, como é caso do Porto D'antas, Cidade Nova, Bairro América, Santa Maria, Jabotiana e outros. "Pudemos identificar, apenas, o alagamento em um trecho da Euclides Figueiredo que, diante da rápida atuação da Emurb para desobstrução do sistema de drenagem, logo resultou no rápido escoamento da água", pontuou o secretário Luís Fernando.

As equipes da Prefeitura de Aracaju atuam de forma integrada para atenção ás demandas provenientes das chuvas. " É trabalho da Defesa Social coordenar todas essas ações, junto às demais secretarias, dentro do Comitê de Gerenciamento de Crise e colocando em prática, quando necessário, o nosso Plano de Contingência", reforçou Luís Fernando Almeida.

A Prefeitura de Aracaju mantém um canal de comunicação direto com a população para chamados emergenciais. Através do número 199, que funciona 24h por dia, os cidadãos podem acionar a Defesa Civil de Aracaju, caso identifiquem situações que possam representar risco seja de desabamento, deslizamento de terra, inclinação de árvores e postes, rachaduras, dentre outros.