Prefeitura mobiliza equipes para recolher o sargaço das praias da capital

Serviços Urbanos
01/04/2019 12h39


A Prefeitura de Aracaju, através das equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza rotineiramente o serviço de limpeza em toda extensão de areia das praias da capital. A ação, que objetiva recolher os resíduos descartados no local, foi intensificada nos últimos dias pelo aparecimento de algas marinhas, conhecidas popularmente como sargaço.

Nesta segunda-feira, 1º de abril, para recolher as algas que, normalmente, aparecem nesta época em decorrência das chuvas e são trazidas pelo mar, a empresa municipal mobilizou cerca de 50 agentes de limpeza, caçambas e uma máquina retroescavadeira. 

“Assim que foi constatada a presença desse tipo de vegetação na faixa de areia, nossos agentes começaram a atuar. Entre quinta e sexta-feira da semana passada, recolhemos 38,6 toneladas de sargaço e nossas equipes intensificaram o serviço de coleta nesta segunda-feira. A intenção da administração municipal é que aracajuanos e turistas possam usufruir das praias com conforto”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

O senhor Josival Andrade, que aproveitou o dia ensolarado para um banho de mar, observou os trabalhos de uma das equipes nas proximidades da Praia dos Artistas, e comentou sobre o que viu. “Moro aqui próximo e venho com frequência me exercitar. Fico admirado porque sempre me deparo com os agentes deixando tudo em ordem”, afirmou ele.

O empenho dos agentes também foi destacado pela comerciante Neide Rodrigues. “Não tenho do que reclamar. O serviço de limpeza deles está sendo bem feito. Apesar da ação constante da natureza, todos os dias há pessoas aqui limpando a areia, o que deixa  meus clientes satisfeitos”, enfatizou ela, que trabalha em um dos quiosques da Aruana.