Prefeitura realiza atividade em celebração ao Dia da Saúde e Nutrição

Agência Aracaju de Notícias
01/04/2019 13h10

O cuidado com a alimentação é fundamental para garantir uma vida saudável, por isso a Prefeitura de Aracaju, através da Diretoria de Segurança Alimentar, ligada à Assistência Social, realizou uma panfletagem, nesta segunda-feira, 1º de abril,  em alusão ao Dia da Saúde e Nutrição, celebrado neste domingo, 31. O objetivo foi repassar aos servidores que atuam no Centro Administrativo os conhecimentos necessários para criação de hábitos saudáveis.

A ação de conscientização está ligada a uma estrutura da administração municipal que se preocupa com a qualidade dos alimentos consumidos em Aracaju, bem como quais as melhores escolhas alimentares para uma vida mais saudável.

Entre outras coisas, foi possível explicar as diferenças entre alimentos in natura, minimamente processados e ultraprocessados, apontando quais as consequências de uso contínuo desses produtos, assim como os métodos corretos para higienizar as mercadorias. “O intuito é esclarecer a importância da alimentação adequada, utilizando o guia de 10 passos para o consumo saudável de alimentos. Passamos pelos setores, no centro administrativo, panfletando esse material e tirando dúvidas dos servidores a respeito de seus hábitos alimentares”, explica a nutricionista Leila Gomes, vinculada à Diretoria de Segurança Alimentar.

Para além do pontual, a gestão trabalha de forma intensa, intersetorialmente, para oferecer uma alimentação correta, exemplificada no cardápio adotado nas escolas municipais, que utiliza de comida orgânica, produzida por cooperativas de agricultura familiar.

Outro exemplo, é a capacitação oferecida nos Centros de Referência da Assistência Social. “A Prefeitura promove políticas públicas voltadas para suas unidades de acolhimento , através de uma alimentação balanceada para todas as faixas etárias. Nutricionistas capacitam as cozinheiras sobre boas práticas de alimentação e no manuseio dos materiais. Nos nossos Cras estamos sempre realizando palestras de prevenção à saúde para todos os públicos, de várias faixas etárias”, ressalta a diretora de Segurança Alimentar da Assistência Social, Rosane Cunha.