Prefeitura trabalha para ampliar acesso de crianças à escola

Agência Aracaju de Notícias
02/04/2019 14h20

Com base no plano de governo e no Plano Municipal da Educação, seguindo as diretrizes do Planejamento Estratégico da gestão, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), desenvolveu o projeto "Educação Infantil: acesso, desenvolvimento e aprendizagem" que, como o próprio nome diz, tem como objetivo facilitar o acesso das crianças à educação, bem como poder desenvolvê-las e estimular o aprendizado dentro do ambiente escolar.

Dentro do Plano Municipal da Educação, a Semed possui uma meta que fala da universalização da escola e da criação da oferta de vaga na creche e que é obrigatoriedade do município (faixa etária de 0 a 5 anos de idade). Assim, o Planejamento Estratégico teve como foco desenvolver mecanismos que pudessem fazer com que as crianças não só tivessem acesso à escola, mas que tivessem qualidade de ensino desde a base.

"Um dos principais desafios é, de fato, ampliar o atendimento, o alcance de cada vez mais famílias, contemplando as crianças, mas, também garantir que esse acesso ampliado seja feito dentro dos padrões de qualidade, sem superlotações de sala, com quantidade de profissionais adequada para o atendimento seguro para as crianças, pensando na oferta de espaços e materiais pedagógicos que favorecem o aprendizado na faixa etária da primeira infância, e garantindo que se tenha professores que vão assumir as turmas da educação infantil desde a creche até a pré-escola", explicou a diretora de Educação Infantil da Semed, Núbia Lira.

Nessa perspectiva, uma das primeiras providências foi lotar professores nas unidades de ensino em que havia carência de profissionais, além de cuidadores para dar apoio no desenvolvimento das atividades dos professores. "Temos nos ocupado em oferecer as condições adequadas para que a permanência da criança seja qualificada. Ainda não chegamos ao ideal, mas estamos caminhando, e é para isso que serve o planejamento estratégico. Temos etapas que têm sido vencidas e, à medida que cada etapa é vencida, a gente já tem outras subsequentes que são em decorrência daquelas, Por exemplo, ao mesmo tempo em que estamos colocando professores e cuidadores em quantidade suficiente, estamos também oferecendo qualificações e formações continuadas. A elaboração de um currículo específico para o ensino infantil e a própria matrícula online, que facilitou o processo, foram outros passos essenciais", reforçou Núbia.

De acordo com a diretora de Planejamento da Semed, Tereza Hortência Azevedo, outro ponto crucial para o desenvolvimento das ações foi a busca ativa realizada nos bairros Santa Maria e 17 de Março. "Fizemos uma parceria com o Governo do Estado para realizar a busca nesses dois locais, que são os dois bairros que têm uma demanda reprimida muito grande. Temos ainda a expectativa da construção de uma creche entre esses bairros e há o aluguel de um outro espaço, onde foi feito o reordenamento nas escolas para absorver mais crianças. Essa junção de ações tem fortalecido os propósitos da rede municipal na garantia daquilo que é de direito de toda criança, que é acesso à escola, um acesso qualificado para aprender e se desenvolver", ressaltou Tereza.

Nesse processo, a participação da família é fundamental para fortalecer o vínculo entre a criança e a escola. "Esse também é um desafio. Algumas pessoas só levam a criança para a escola quando precisam trabalhar. A criança vai para a creche porque aquele é um espaço qualificado, tem ações de desenvolvimento e de aprendizagem dessa criança, que não é somente porque a família está ocupada, mas porque a criança precisa de um espaço qualificado, com material, com alimentação, com espaço adequado. Nos valemos do diálogo com os conselhos tutelares que ajudam nessa ponte com as famílias", frisou Núbia.