Trabalho de coleta seletiva oferece destino adequado para materiais descartados por moradores de Aracaju

Serviços Urbanos
02/04/2019 15h38

A sustentabilidade também está presente nos trabalhos da gestão municipal. Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realiza periodicamente o serviço de coleta seletiva. Na manhã desta terça-feira, 2, a equipe esteve presente no bairro Atalaia e os moradores e comerciantes puderam descartar corretamente os seus materiais para reciclagem. Por dia, a equipe da Emsurb costuma recolher cerca de 2,5 toneladas de resíduos. O material é destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), localizada no bairro Santa Maria, zona Sul da capital.

Secretária em uma empresa da região, Jéssica Viana conta que sempre faz a separação dos materiais para coleta e, através da programação divulgada pela Prefeitura, sabe exatamente o dia que a equipe vai passar. “Fazemos esse trabalho sempre. Separamos papéis e plásticos e nos informamos sobre o dia em que a coleta virá para fazermos a entrega”, afirma. 

Josefa Pereira é zeladora de um condomínio no local e conta que os moradores também contribuem com a coleta, separando plásticos e papelão. Ela também fala dos benefícios dessa ação para o bairro. “É muito importante porque diminui a poluição, e é bom também porque os materiais são levados para reciclagem. Aqui todo mundo colabora com esse trabalho”, diz ela. 

Satisfação também para a Maria Auxiliadora, uma das moradoras do bairro. Ela conta que contribui com a equipe de coleta há pelos menos quatro anos, separando todo tipo de material reciclável. “Eu sempre costumo separar garrafas de plásticos e papéis. Acho mais do que necessário esse trabalho e espero que mais pessoas contribuam, porque essa é uma questão que envolvem todos”, falou a aposentada.   

Esta ação garante trabalho e renda para Valdeci dos Santos, funcionária da cooperativa há dez anos. “Esse é meu primeiro emprego em cooperativa, e eu tô gostando. É daqui que tiro o sustento dos meus filhos”, diz a cooperada.